Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Economizar água: 5 maneira de reduzir gasto na sua loja!

Torneiras pingando, mangueira ligada, louças infinitas… Tudo isso custa caro para a empresa e para o meio ambiente. Mas a boa notícia é que não precisa custar!

Existem práticas bem simples do dia a dia e pequenas adaptações que você pode fazer para reduzir o gasto de água na sua loja e investir o dinheiro economizado em crescer e ganhar mais espaço no mercado. Ótimo, certo?

Então anote nossas dicas e comece 2018 com mudanças positivas nos negócios!

 

Captar e reaproveitar água da chuva

Você já ouviu falar de cisterna? Também conhecida como ‘algibe’, é basicamente um reservatório que recolhe a água da chuva. A água cai nas calhas, passa por um filtro para eliminar “sujeiras” (como galhos e folhas) e é guardada nesse tanque.

O sistema não filtra sua água e a torna potável (não se esqueça que a água da chuva não é própria para beber e cozinhar), mas você pode utilizar essa água captada para:

  • Lavar a calçada
  • Lavar o chão da loja
  • Lavar carro/moto de entrega (se houver)
  • Lavar o banheiro e vaso sanitário
  • Encher a caixa acoplada da descarga do vaso sanitário

Essa é uma das soluções mais práticas! E o bacana das práticas para economizar água é que você vê os resultados logo no primeiro mês, na primeira conta de água.

Cisternas podem ser adquiridas em lojas de construção como Leroy Merlin e Telhanorte!

 

Torneiras automáticas

Agora que você já está reaproveitando a água da chuva, é hora de começar a reduzir o uso de água durante as tarefas diárias da loja. E você pode fazer isso de três maneiras.

  • A primeira é trocando todas as torneiras dos banheiros e de uso público em geral para torneiras automáticas de pressão!

A diferença entre a torneira automática e a comum é bem simples: ela é acionada por um botão de pressão (que a pessoa deve apertar), e a partir desse momento ela perderá a pressão aos poucos até desligar a água completamente.

Geralmente a torneira fecha em 5 segundos, o que ajuda a reduzir em média 40% do gasto de água a cada uso.

E fique despreocupado(a), o preço é pouquíssimo acima das torneiras comuns.

 

Descargas com caixa acoplada

A segunda maneira de reduzir o uso de água na sua loja é trocando as descargas automáticas.

  • Aposte na boa e velha caixa de descarga!

Sim, aquela descarga com uma caixa de porcelana acoplada ao vaso sanitário, que esvazia a cada descarga e, para dar uma nova descarga, é necessário aguardar encher de água novamente.

Também existe a opção da caixa de plástico que pode ser instalada no alto da parede, acima do vaso sanitário, com uma corda para puxar.

Essa mudança é importante para evitar o abuso de descargas por clientes e evitar o desperdício de água caso ocorra algum problema como a descarga não fechar ou em caso de vazamento.

 

Utensílios descartáveis

A terceira maneira de economizar água no dia a dia é ótima para quem vende bebidas e alimentos como, por exemplo, cafés e lanchonetes.

  • Trocar copos e pratos por utensílios descartáveis e biodegradáveis!

Assim como o Starbucks apostar em copos descartáveis e biodegradáveis, você não pode. E deve! Para ter um negócio amigo do meio ambiente, economizar com compra e utensílios e, principalmente, reduzir o gasto de água lavando bem menos louças por dia!

Se você serve cafés apenas em copos de vidro, faça as contas e descubra quanta água sua loja gasta por dia para lavá-los e reutilizá-los com o próximo cliente. Assim como pratos e alguns talheres (como a colherzinha de mexer o café).

Mas como fazer essa mudança?

  • Informe aos clientes sobre a mudança dos utensílios com antecedência.
  • Explique o motivo de maneira positiva: diga que essa é uma iniciativa da loja para ajudar a cuidar do meio ambiente e investir no futuro do planeta.
  • Abuse de uma comunicação divertida! Incentive os clientes a descartar o copo de café ou o pratinho de bolo numa lixeira própria para reciclagem dentro da loja.
  • Recicle os utensílios descartados!

Algumas mudanças podem parecer difíceis em primeiro momento, mas com uma boa comunicação e um bom propósito os resultados podem surpreender.

 

Vassouras e baldes

Por último, nunca se esqueça da prática mais básica de todas: respeitar o meio ambiente limpando a loja e a fachada usando vassouras e baldes.

Vale o mesmo caso a loja possua um carro ou moto para fazer entregas!

Nunca use a mangueira! Prefira, em ao invés disso, usar a água da chuva que você captou com a sua mais nova cisterna.

O ambiente, e as finanças da empresa, agradecem!