Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

DANFE: como gerar online?

A Nota Fiscal Eletrônica surgiu como uma forma de simplificar, padronizar, evitar fraudes e garantir maior segurança na venda de bens e produtos, bem como na prestação de serviços.

Já falamos sobre os tipos de Notas Fiscais Eletrônicas e tudo o que você precisa saber sobre a emissão do documento anteriormente. No entanto, alguns empreendedores ainda possuem dúvidas no momento de gerar o DANFE.

Neste artigo, mostraremos o passo a passo para gerar o DANFE online para sanar as dúvidas de uma vez por todas!

 

O que é DANFE

A sigla DANFE significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Funciona como a versão impressa da NF-e e tem como objetivo acompanhar as mercadorias, pois, vale lembrar, nenhum bem ou produto pode circular sem o comprovante de compra e venda, no caso, o DANFE. Há um canhoto no documento que serve para colher a data e a assinatura que o destinatário da mercadoria recebeu o produto.

A versão impressa da NF-e também é utilizada como principal documento fiscal da prestação de serviços.

O DANFE está conectado à NF-e por meio de uma chave numérica. Ao consultar pela internet, é possível conferir que todas as informações que constam no DANFE também constam da NF-e. O documento ainda possui um código de barras para facilitar a leitura da chave numérica.

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica é válido para a escrituração contábil. Os DANFEs podem ser arquivados pelo tempo máximo de cinco anos.

 

Informações contidas no DANFE

No DANFE estão todas as informações relevantes sobre o vendedor ou empresa prestadora de serviços, comprador ou tomador de serviços, mercadoria ou serviço prestado, e outros detalhes importantes para registro contábil e fiscal.

Além disso, como mencionado anteriormente, no DANFE também estão contidos a chave de acesso e o código de barras para a leitura da mesma.

Todas as informações de transporte devem constar no documento: nome da transportadora, tipo e placa do veículo, entre outros.

O emissor poderá, ainda, adicionar informações adicionais ao DANFE, porém estas não podem ultrapassar 50% da área do verso do documento!

 

Como gerar o DANFE online: passo a passo

O DANFE é gerado pelo mesmo sistema ou software de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Essa é uma recomendação do próprio Ministério da Fazenda e tem o objetivo de eliminar o risco de quaisquer divergências entre a NF-e e o DANFE.

Portanto, o primeiro passo para gerar o DANFE online é configurar o sistema ou software para que também emita o documento.

Em seguida, emita sua Nota Fiscal Eletrônica normalmente e faça as verificações de segurança junto à Secretaria da Fazenda.

Após a mensagem de confirmação da NF-e, você poderá gerar e imprimir o DANFE. Caso a SEFAZ rejeite a NF-e, será necessário corrigir as informações e enviá-las novamente, até que seja confirmada.

Se desejar, imprima uma via a mais do DANFE para seu controle.

 

Agora você está pronto para emitir sua Nota Fiscal Eletrônica com segurança, gerar e imprimir o DANFE!