controle de ponto

Controle de ponto para uber: qual a melhor maneira de acompanhar?

Controle de ponto para uber, você sabe como fazer? É muito importante saber como fazer a gestão das horas em que o indivíduo se disponibilizou à empresa para a prestação de serviços.

Continue lendo para entender tudo sobre a jornada de trabalho do motorista do Uber e como e porque ela deve ser controlada.

Quais são as regras sobre as prestações de serviço de Uber?

O motorista que presta serviços de Uber deve ser autorizado pela empresa. Mas, isso não lhe dá a condição de empregado, o que afasta qualquer tipo de vínculo empregatício e o dever da empresa no pagamento de verbas trabalhistas gerais e horas extras.

Considera-se que o motorista é vinculado como prestador de serviços autônomo para uma plataforma que promete garantir a segurança do motorista e passageiro e na maneira de conectá-los.

controle de ponto para uber

Existem diversas regras que devem ser seguidas para que o cidadão possa atuar como motorista de Uber. Dentre os aspectos analisados, estão:

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto
  • Idade;
  • Modelo do carro que será utilizado nas corridas;
  • Antecedentes criminais;
  • Prática diária da direção como prestador Uber.

Existem sanções por parte da plataforma em que os motoristas estão sujeitos em algumas situações, como:

  • Avaliações ruins;
  • Reclamações formais;
  • Descumprimento de normas;
  • Desrespeito às normas de trânsito;
  • Exceder o tempo limite de horas na direção.

É isso mesmo! Diferentemente do que muitos acreditam o tempo de direção do condutor pelo Uber não é ilimitado.

Conforme a regra da empresa de transporte particular cada motorista pode prestar até 12 horas de atividades consecutivas.

Por que é importante que haja o controle de ponto para uber?

Com a limitação de horas ao volante imposta pela uber, como mais uma medida de segurança para o motorista e para o passageiro, torna-se essencial que exista uma conscientização em relação à segurança no trânsito.

E por causa da pandemia de Covid-19, muitas pessoas ficaram desempregadas ou perderam parte do rendimento e buscam se ocupar e receber renda extra por meio da prestação de serviços como motorista de Uber.

Infelizmente, não raro o indivíduo exagera no tempo em que permanece ao volante e à disposição para corridas, o que pode levar ao cansaço e atrapalhar na sua concentração.

Para evitar acidentes causados por falta de atenção causada pelo cansaço e esgotamento físico e mental do condutor de veículos a Uber estabeleceu as seguintes regras:

  • Possibilidade de direção pela Uber por até 12 horas seguidas;
  • Após esse horário o motorista somente poderá acessar a ferramenta para voltar a prestar serviços quando decorridas 6 horas da sua pausa.

Para isso a empresa afirmou que possui um controle de ponto interno que automaticamente identificará os períodos em que o motorista estiver disponível no aplicativo.

Ao atingir 12h conectado ao aplicativo, o usuário é bloqueado, e o motorista não pode mais aceitar corridas, até que se passem 06 horas.

O controle de ponto Uber pode gerar horas extras?

Apesar do fato que a empresa Uber controle o tempo em que os motoristas parceiros estão conectados em sua plataforma, não significa que haverá alteração no contrato de prestação de serviços.

controle de ponto para uber

Já que o mesmo se mantém sem vínculos empregatícios, e os prestadores continuam como profissionais autônomos.

Isso significa que o condutor não passará a ser considerado empregado, continuando como prestador de serviços autônomos que apenas usa a ferramenta.

Como o motorista deve agir perante essa limitação de tempo?

Os motoristas deverão ter mais atenção à gestão do seu tempo de direção para que a limitação imposta pela Uber não o afete.

Veja algumas medidas que podem ser tomadas pelos motoristas para manter sua produtividade, mas cuidando da segurança e seguindo as normas:

  • Estudar os horários com maior pico de solicitações no aplicativo;
  • Realizar paradas para descanso e refeições;
  • Observar as regiões que estão com valor mais alto (corridas dinâmicas) pois pode ser mais interessante para o motorista;
  • Faça a gestão dos seus horários;

Para quem quer aproveitar o máximo possível das horas que a Uber disponibiliza no controle de ponto interno deve antes aprender a controlar seu próprio tempo.

Para isso, é possível utilizar um sistema digital de ponto que auxilia na gestão do seu ponto, evitando bloqueios por tempo limite e ainda conseguir gerenciar os horários descanso, refeições e intervalos.

Como fazer o controle de ponto Uber?

O aplicativo de viagens disponibiliza seu próprio controle de horário, que é feito unilateralmente.

É importante que o motorista busque sua própria forma de controle do seu tempo à disposição do aplicativo para aprender a gerir seu tempo.

Para que ele possa conferir quando pode ser o momento adequado para parar, criar uma rotina satisfatória que considere outros aspectos da vida, primando sempre pela qualidade de vida e segurança.

Entenda como funciona o controle de ponto digital para motoristas de Uber

O controle de ponto digital corresponde a uma ferramenta que auxilia a marcação das horas de trabalho em tempo real e de forma completamente segura.

Ele é disponibilizado em formato de software que pode ser acessado a qualquer momento pelo computador ou por aplicativo de celular.

controle de ponto oitchau

Sistemas de controle digital de ponto como o oferecido pelo Oitchau são muito utilizados por empresas que buscam segurança, agilidade e desburocratizar atividades.

Todas essas qualidades são dispostas igualmente ao motorista de Uber que passa a utilizar desses serviços para garantir a gestão do seu tempo ao volante. Dentre elas estão:

  • Marcação de ponto em um toque;
  • Segurança das informações;
  • Possibilidade de contrapor o controle da Uber ao realizado pelo sistema;
  • Gestão de horas e melhor aproveitamento financeiro.

Nesse aplicativo é possível customizar uma jornada que pareça satisfatória ao motorista, respeitadas as 12 horas de limite do aplicativo.

É interessante que desde logo sejam estabelecidos intervalos. Eles podem ser fixos quando o motorista trabalha em horários fixos ou variável de forma a considerar “x horas de trabalho para x tempo de intervalo”.

Isso é essencial para a alimentação, higienização e por questões ergométricas como alongamentos que podem garantir a integridade física do motorista e afastar perigos da má postura e do desgaste físico em dirigir por longas horas.

O início da jornada como Uber, os intervalos e o final da jornada podem ser marcados com simples toques sobre a tela.

As informações são acessadas facilmente. Lembre-se de indicar a indisponibilidade no aplicativo da Uber nos momentos em que os intervalos serão feitos.

Isso permitirá que a contagem de horas consecutivas seja interrompida e o motorista não perde o tempo para prestar serviços.


PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau