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Customer feedback: como usar para crescer sua loja!

Não tenha medo de perguntar a opinião dos seus clientes e faça sua loja decolar aprendendo a ouvir e praticar mudanças.

Se formos resumir como vender mais usando feedback de clientes sobre o seu negócio, diríamos que a verdadeira chave é saber ouvi-los, respeitá-los e aprender com eles o que é esperado do seu público.

A verdade é que de nada adianta insistir em ideias e práticas que agradem ao dono do negócio, mas que não atendem ao que os clientes realmente desejam.

Dar o primeiro passo para começar a ouvir é fácil! Vamos aprender algumas estratégias novas de marketing para lojas?

 

Não tenha medo de perguntar aos seus clientes!

Seja um elogio, uma crítica ou sugestão, todo cliente (novo ou fiel) tem algo a dizer sobre o seu negócio, e com certeza adoraria poder desabafar e te contar tudo. Aproveite isso!

Faça pesquisas com eles:

  • Entregue um panfleto com algumas perguntas junto com a nota fiscal.
  • Envie por e-mail pedindo que eles respondam em troca de um desconto.
  • Vá até os clientes e pergunte pessoalmente como está sendo a experiência.

Quanto mais proximidade você tiver dos seus clientes, mais entenderá como eles pensam e quais são os comportamentos de consumo deles e, melhor que isso, mais forte será a comunicação entre negócio e consumidor.

E ter uma relação real, próxima e forte com os clientes é o sonho de todo empreendedor!

 

Treine seus colaboradores para serem mais extrovertidos!

Vamos imaginar um exemplo prático?

Uma cliente entra na sua loja, ela escolhe o produto e se dirige ao caixa, mas percebe que o caixa está muito distante e numa passagem de muita circulação, o que atrapalha chegar até lá. Ela até pensa em sugerir, mas ao chegar, é atendida por um caixa mau humorado e que não transmite abertura para receber sugestões.

Como você pode evitar que esse tipo de situação aconteça?

  • Em primeiro lugar, garanta o bem estar dos seus colaboradores! Se eles estiverem pessoalmente motivados, o trabalho será muito mais fácil.
  • Dê o exemplo no dia a dia, conversando com os clientes, desejando bom dia, boa tarde, perguntando se precisam de ajuda, se estão satisfeitos e o que vocês poderiam fazer para tornar a experiência deles ainda melhor.
  • Marque um papo em grupo com seus colaboradores e explique a importância de eles fazerem o mesmo e tratar os clientes como colegas.
  • Exija no dia a dia que esse tipo de comportamento se torne padrão.

 

Pratique as mudanças que você listou!

Mas não pare por aí! Não adianta só ouvir, é preciso de fato conectar. Colocar em práticas as mudanças possíveis e dar mais ênfase para as práticas que foram elogiadas.

Mostre a eles que você levou a sério:

  • Oriente seus colaboradores a conversarem com os clientes sobre as mudanças.
  • Divulgue as mudanças que fez de acordo com o feedback dos clientes no espaço físico seu negócio (quadros, paredes).
  • Envie um e-mail ou mensagem para os clientes que sugeriram a mudança feita para informá-los de que eles foram ouvidos e atendidos, convide-os para conferir.

Seu entusiasmo em criar conexões e uma comunicação forte com seus clientes será contagioso, e refletirá também na maneira como seus colaboradores enxergam o trabalho deles. É uma ótima maneira de motivá-los a acreditar que trabalharam para uma empresa que admiram!

 

Use os elogios como divulgação e estratégia!

Em tempo de internet e “um aplicativo pra tudo”, é possível que a maior partes das críticas, elogios e sugestões sejam feitas por meio de redes sociais. Fique de olho nelas 24h!

A melhor maneira de aproveitar essas oportunidades é:

  • Interagindo diretamente, respondendo as dúvidas ou pelo menos demonstrando que viram a mensagem e estão cientes. “Sua opinião é importante para nós!”
  • Replique os conteúdos criados por clientes nas redes sociais do próprio negócio. Se você vende mesas e encontrou uma foto linda de uma cliente que comprou sua mesa, envie uma mensagem solicitando autorização para usar a imagem, e use.
  • Coloque um painel criativo no espaço físico da sua loja com alguns depoimentos de clientes encontrados na internet. Imprima alguns e exiba com orgulho!

Compartilhar as opiniões sinceras de seus clientes pode contagiar outros a participarem também, tanto das suas pesquisas quanto do compartilhar momentos e experiências tiveram com seu negócio ou produto.

 

Com uma receita de bolo dessa, não tem como dar errado. Agora você sabe como vender mais usando customer feedback!