Banco de talentos: Como usar para otimizar contratações?

O banco de talentos é um dos recursos mais importantes ao profissional de RH e ao gestor. É por meio dele que o momento de contratar se torna um processo mais otimizado e que vai trazer os resultados esperados para a empresa.

Apesar de ter uma ideia geral sobre o que é, poucos sabem a sua importância na prática.

Assim, pode-se afirmar que funciona como uma espécie de cadastro de profissionais. Neste cadastro encontram-se todas as informações pessoas e profissionais de cada pessoa.

De posse deste cadastro, o profissional de RH e o gestor são capazes de encontrar um indivíduo que possua o perfil e as características profissionais que vão suprir as necessidades pontuais da empresa, descartando a necessidade de abrir a vaga para todos e ter de garimpar o melhor currículo.

Portanto, utilizar um banco significa otimizar o processo de contratação, formar equipes capacitadas para suprir as necessidades da empresa e atrair os melhores profissionais do segmento.

Continue a ler e saiba como o banco de currículos pode otimizar essa busca. Confira!

Banco de talentos: como criar um?

Para explicar como acontece a criação de um banco de currículos, imagine a seguinte situação: sua empresa está em busca de um profissional que possua, além dos conhecimentos técnicos fundamentais para atuar em seu segmento, características importantes que facilitam as relações interpessoais.

O RH abre a vaga e a empresa recebe dezenas de currículos. Após um trabalho extenso de avaliação de currículos, alguns profissionais são convocados para a segunda parte do processo seletivo, que é composta por entrevistas com diversos líderes dos departamentos de sua empresa.

Após as entrevistas, há uma segunda peneira dos candidatos. Os que foram aprovados, passam para a terceira fase que pode ser composta por mais entrevistas ou testes de conhecimentos específicos, até que o candidato ideal para aquela vaga é escolhido.

No entanto, durante este processo, você conheceu outros profissionais altamente capacitados que, podem não estar aptos a ocupar o cargo disponível agora, mas que seriam perfeitos para outras posições na empresa.

Dessa forma, você guarda os currículos e as anotações durante as entrevistas para que, quando outra vaga surgir, não seja necessário começar todo este processo do zero. Os pré-candidatos à vaga já estariam cadastrados em seu banco de profissionais.

São estes candidatos que darão origem ao seu próprio banco. Nele, você reunirá todos os candidatos que passaram pelos processos seletivos e que podem não estar de acordo com a vaga disponível no momento, mas que tem o perfil perfeito para uma próxima ocasião.

Percebe a importância do banco de talentos?

Processos seletivos são onerosos à empresa, além de levarem um tempo considerável até que sejam concluídos.

Sob este aspecto, um banco de profissionais surge como uma ferramenta importante para a consulta de candidatos pré-selecionados, com anotações sobre suas habilidades profissionais e interpessoais para otimizar, ou seja, economizar tempo e dinheiro no momento de novas contratações.

Como usar o banco de currículos?

Veja abaixo algumas dicas sobre como usar o banco de currículos para otimizar as contratações e atrair os melhores talentos.

  1. Organização: para ser eficiente, o banco precisa estar sempre atualizado.
  2. Demandas: saiba quais são as demandas da sua empresa, ou seja, os perfis dos profissionais de suas equipes, uma relação com todos os conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais de cada cargo.
  3. Defina os filtros mais relevantes para que sua busca no banco: Para cada função, você poderá utilizar um filtro baseado em uma habilidade técnica ou característica de perfil comportamental, por exemplo.
  4. Peça indicações dos colaboradores e dos líderes: Solicite aos colaboradores indicações de possíveis candidatos que possam enriquecer o seu banco.
  5. Conheça os perfis que fazem parte de seu banco de profissionais: convide-os a seguir o perfil da empresa no LinkedIn e, por sua vez, fique por dentro das atualizações de cada um deles.
  6. Convite aos profissionais com perfis relevantes para o negócio: Convide outros profissionais a fazerem parte do seu banco.
  7. Promova ações que valorizem a empresa: Mantenha uma cultura de promover colaboradores em ações estratégicas para que outros talentos se interessem pela sua cultura organizacional e queiram se cadastrar em seu banco de talentos.

O banco de currículos é a maneira mais eficiente de otimizar os processos de contratação e atrair os melhores profissionais para a sua empresa.

É por meio de sua utilização que o gestor poderá economizar recursos e tempo dos profissionais de RH todas as vezes em que uma nova contratação é necessária.

Dicas valiosas para criar um banco de currículos eficaz

O conceito de um banco de talentos relevante é que o profissional que está iniciando um recrutamento não precise iniciar todo o processo de seleção “do zero”, que ele possa aproveitar informações de candidatos de outras vagas, que não foram aprovados em vagas anteriores, mas que são talentosos e que ainda podem fazer parte de um novo processo seletivo.

Confira algumas dicas para otimizar seu banco.

Armazene os dados em um ambiente online

Por mais que a instituição tenha a cultura de receber os currículos físicos dos candidatos ou que imprima para que o profissional recrutador para realizar anotações ao longo da entrevista.

É necessário que ele esteja em um ambiente virtual, com as informações preservadas, visando a privacidade do candidato.

Assegure a atualização dos currículos contidos no banco

Com o mercado cada vez mais dinâmico, é importante que os currículos dos profissionais sejam armazenados cronologicamente, com ênfase nos currículos defasados. Em muitos casos, esses currículos estão com informações desatualizadas, tornando-o menos interessante para empresa.

Estabeleça rotinas para validar a atualização do cadastro dos profissionais que estão no banco de currículos. Verifique também os currículos que estão armazenados em duplicidade, ou que não se encaixam na cultura organizacional da empresa.

Utilize softwares especializados

Existem softwares que foram desenvolvidos para facilitar a gestão dos currículos, de forma que seja mais rápida e eficiente a busca, além de categorizar as informações, otimizando ainda mais o processo de busca. Algumas ferramentas possibilitam o acompanhamento através de relatórios especializados.

O uso de softwares facilita o preenchimento de informações, mitigando as possibilidades de ocorrências de falhas no preenchimento, ou de informações incompletas. Facilitando o processo de seleção, devido a centralização do trabalho.

Captação de talentos através das redes sociais

O LinkedIn é uma rede social muito interessante para que a empresa encontre talentos com o perfil do negócio. Você pode customizar as buscas para encontrar candidatos que sejam aderentes à necessidade e perfil do negócio.

Os perfis que foram mais adequados à cultura, armazenem em um banco de dados, para que possam ser consultados posteriormente.

Banco de talentos: Entenda os principais benefícios para o seu negócio

A criação de um banco de profissionais para armazenamento de candidatos traz inúmeros benefícios para a empresa, onde elencamos os principais abaixo:

Otimização de processos

Através de um banco de candidatos mais estruturado é possível fazer com o que processo seletivo ocorra de uma forma mais ágil, já que é possível pular algumas etapas, como a divulgação das vagas e triagem de perfis, que são as etapas mais lentas de todo o processo.

Redução dos custos

A redução dos custos ocorre, principalmente, pela otimização do processo de seleção, já que os custos envolvidos são menores.

Segmentação de competências e habilidades específicas

Caso a empresa utilize um software para gestão de talentos, é possível encontrar talentos com habilidades específicas para atender uma demanda repentina.

Aproveite nossas dicas e crie o seu agora mesmo!

Veja também: Regras para implementar banco de horas: Como controlar?

Gostou das dicas sobre banco de talentos? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau