Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como usar banco de talentos para otimizar contratações e atrair os melhores profissionais?

O banco de talentos é um dos recursos mais importantes ao profissional de RH e ao gestor. É por meio dele que o momento de contratar se torna um processo mais otimizado e que vai trazer os resultados esperados para a empresa.

Apesar de ter uma ideia geral sobre o que é, poucos sabem a sua importância na prática.

Assim, pode-se afirmar que funciona como uma espécie de cadastro de profissionais. Neste cadastro encontram-se todas as informações pessoas e profissionais de cada pessoa.

De posse deste cadastro, o profissional de RH e o gestor são capazes de encontrar um indivíduo que possua o perfil e as características profissionais que vão suprir as necessidades pontuais da empresa, descartando a necessidade de abrir a vaga para todos e ter de garimpar o melhor currículo.

Portanto, utilizar um banco significa otimizar o processo de contratação, formar equipes capacitadas para suprir as necessidades da empresa e atrair os melhores profissionais do segmento.

Continue a ler e saiba como o banco de talentos pode otimizar essa busca. Confira!

 

Banco de talentos: como criar um?

Para explicar como acontece a criação de um banco de talentos, imagine a seguinte situação: sua empresa está em busca de um profissional que possua, além dos conhecimentos técnicos fundamentais para atuar em seu segmento, características importantes que facilitam as relações interpessoais.

O RH abre a vaga e a empresa recebe dezenas de currículos. Após um trabalho extenso de avaliação de currículos, alguns profissionais são convocados para a segunda parte do processo seletivo, que é composta por entrevistas com diversos líderes dos departamentos de sua empresa.

Após as entrevistas, há uma segunda peneira dos candidatos. Os que foram aprovados, passam para a terceira fase que pode ser composta por mais entrevistas ou testes de conhecimentos específicos, até que o candidato ideal para aquela vaga é escolhido.

No entanto, durante este processo, você conheceu outros profissionais altamente capacitados que, podem não estar aptos a ocupar o cargo disponível agora, mas que seriam perfeitos para outras posições na empresa.

Dessa forma, você guarda os currículos e as anotações durante as entrevistas para que, quando outra vaga surgir, não seja necessário começar todo este processo do zero. Os pré-candidatos à vaga já estariam cadastrados em seu banco de talentos.

São estes candidatos que darão origem ao seu próprio banco. Nele, você reunirá todos os candidatos que passaram pelos processos seletivos e que podem não estar de acordo com a vaga disponível no momento, mas que tem o perfil perfeito para uma próxima ocasião.

 

Percebe a importância do banco de talentos?

Processos seletivos são onerosos à empresa, além de levarem um tempo considerável até que sejam concluídos.

Sob este aspecto, um banco de profissionais surge como uma ferramenta importante para a consulta de candidatos pré-selecionados, com anotações sobre suas habilidades profissionais e interpessoais para otimizar, ou seja, economizar tempo e dinheiro no momento de novas contratações.

 

Como usar o banco de talentos

Veja abaixo algumas dicas sobre como usar o banco de talentos para otimizar as contratações e atrair os melhores talentos.

  1. Organização: para ser eficiente, o banco precisa estar sempre atualizado.

  2. Demandas: saiba quais são as demandas da sua empresa, ou seja, os perfis dos profissionais de suas equipes, uma relação com todos os conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais de cada cargo.

  3. Defina os filtros mais relevantes para que sua busca no banco também seja otimizada. Para cada função, você poderá utilizar um filtro baseado em uma habilidade técnica ou característica de perfil comportamental, por exemplo.

  4. Peça indicações dos colaboradores e dos líderes de possíveis candidatos que possam enriquecer o seu banco.

  5. Conheça os perfis que fazem parte de seu banco de talentos: convide-os a seguir o perfil da empresa no LinkedIn e, por sua vez, fique por dentro das atualizações de cada um deles.

  6. Convide outros profissionais a fazerem parte do seu banco.

  7. Promova ações que valorizem a empresa e deem destaques aos colaboradores para que outros talentos se interessem pela sua cultura organizacional e queiram se cadastrar em seu banco de talentos.

 

O banco de talentos é a maneira mais eficiente de otimizar os processos de contratação e atrair os melhores profissionais para a sua empresa. É por meio de sua utilização que o gestor poderá economizar recursos e tempo dos profissionais de RH todas as vezes em que uma nova contratação é necessária.

Aproveite nossas dicas e crie o seu agora mesmo!