Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Como vender mais: aprenda a conquistar novos clientes

Mudança sempre gera interesse. E se você souber identificar as melhores mudanças para seus negócio, também pode gerar mais vendas!

Aprender novas maneiras de como vender mais requer atenção para estudar o comportamento do mercado. A maneira como as pessoas consomem atualmente, é completamente diferente de décadas atrás. Hoje, muito mais do que nomes e propagandas, pessoas consomem por se identificarem e respeitarem as marcas e empresas. As pessoas cobram posicionamento, comunicação e humanização das empresas, e se você não as impressionar o bastante, elas vão buscar quem impressione. Hoje, empresas tornam-se grandes empresas mesmo sem começar com milhões de investimento, contanto que elas ofereçam um produto ou serviço bom de verdade, sejam autênticos e verdadeiros.

Com lojas não seria diferente! Mas ninguém vai descobrir que a sua é tão incrível se você continuar fazendo sempre a mesma coisa e não alcançar as pessoas onde elas estiverem.

Sua loja se tornará mais interessante e terá mais pessoas dentro dela quando você compreender o que as pessoas querem, e quando der isso a elas.

Pegue essas dicas de marketing para aprender como vender mais na sua loja!

 

1) Ofereça vantagens a clientes selecionados

Como você se sentiria se frequentasse a mesma loja há anos, e ainda assim fosse tratado todas as vezes como se nunca tivesse entrado ali? Ninguém sabe seu nome, não sabem seu pedido de costume, não cumprimentam, nunca te deram um mísero desconto.

Agora, como você se sentiria ao entrar numa cafeteria, por exemplo, receber um bom dia, pedir “o de sempre” e receber a bebida certa? Ainda levar um brownie de graça, só porque é seu aniversário?

Como vender mais: Se você tem clientes fiéis, valorize a fidelidade deles e demonstre isso! Busque obter o máximo de informações sobre esses clientes e recompense-os de alguma maneira.

  • Cartões fidelidade em que a cada mês o cliente é compensado.
  • Cadastros VIP que oferecem descontos exclusivos.
  • Degustação ou teste de produto novo de graça, e de surpresa.
  • Sorteios (exemplo: R$200 em produtos/consumo da sua loja).
  • Black Friday autêntica.
  • Pré-venda de produtos e serviços novos.
  • Traga 5 amigos e você leva um produto ou serviço de graça.
  • Preencha seu cadastro e ganhe 5% de desconto agora.
  • Cortesia de aniversário.

 

2) Garanta a qualidade do seu produto.

Toda compra, por menor que seja o valor, é um investimento. O cliente paga por um produto e espera que sentir-se satisfeito ao consumir; e se não sentir, na melhor das hipóteses ele apenas nunca vai voltar na sua loja.

Em 2016, no Brasil, aconteceu um caso muito interesse (talvez você tenha visto). Quebrou o iPhone de uma pessoa e ela encontrou um espaço de apenas 8 metros quadrados na Santa Ifigênia, bairro de São Paulo, chamada Rei do iPhone. Por o conserto ser simples demais, o dono do local pegou o celular, avaliou, consertou em segundos e decidiu não cobrar nada. A pessoa ficou tão agradecida que publicou um post no Facebook contando a história. Um ano depois, o Rei do iPhone inaugurou “sírio libanês” do conserto de celulares: 250 metros quadrados, 100 cadeiras de espera, 4 telões de 49 polegadas.

Tudo porque ele garantiu a qualidade do próprio serviço e excedeu a expectativa do cliente.

Se o produto da sua loja é realmente bom, então você não precisa se preocupar com gastos nessa dica aqui.

  • Ofereça garantia mínima de 1 ano nos seus produtos (exceto alimentos).
  • Se o cliente não estiver satisfeito, ofereça outro produto igual ou melhor.
  • Se o cliente não quiser, devolva o dinheiro que ele investiu.
  • Garanta que o valor cobrado pelos seus produtos é justo, calculando os gastos de produção versus a qualidade do produto. Não cobre mais do que ele vale.

Controle de Ponto

3) Repense o ambiente da sua loja.

Se a sua loja tem a mesma apresentação, decoração e organização há anos, fazer uma mudança de ambiente pode trazer grandes vantagens de marketing e divulgação.

Clientes fiéis vão notar a diferença e ficar impressionados e satisfeitos ao perceber que você investe de verdade na qualidade e crescimento da sua loja. E para possíveis novos clientes, que nunca entraram na loja, pode ser dessa maneira que você conquistará os olhares curiosos deles.

Como vender mais:  Repense sua fachada, dê um ar novo para a entrada da sua loja. Mudança gera interesse!

  • Repense o logotipo/marca da loja.
  • Certifique-se de que seu letreiro está bem visível e chamativo.
  • Melhore as luzes que iluminam sua fachada à noite.
  • Coloque banners ou produtos na entrada divulgando novidades.
  • Mude os móveis de lugar, se possível, reforme a decoração.
  • Adquira novos uniformes para os colaboradores.
  • Se você tem premiações e fotos de famosos com seu produto, pendure na parede.
  • Ofereça Wi-Fi grátis e coloque a senha na parede, em local visível.
  • Organize pequenos eventos chamativos e divertidos, como colocar um FoodTruck e música em frente à loja.

 

4) Tenha presença nas mídias sociais.

58% da população brasileira acessa a internet com frequência, por celular, tablet e computador. Mais de 102 milhões de pessoas desbloqueando a tela do celular uma média de 110 vezes por dia. Quando elas fazem isso, você está lá? Na notificações, nas redes sociais, nos e-mails?

Redes sociais são o segundo veículo de comunicação mais poderoso do mundo, depois da televisão. São um meio direto de atingir seus clientes 24 horas por dias, além de influenciarem a decisão de compra de 77% dos brasileiros.

Como vender mais:  Ter sua loja presente na internet hoje não é modernidade, é o básico!

  • Crie um site para a sua loja. Plataformas como o Shopify.com, ou Wix.com, podem facilitar muito o trabalho.
  • Contrate uma pessoa (ou agência) cuidar das redes sociais da sua loja. (Saiba mais: link post social media)
  • No Instagram, poste fotos da loja, produtos e republique fotos que clientes tiraram.
  • O Facebook é um fortíssimo veículo de anúncios.
  • Faça sorteios e concurso online em datas comemorativas.
  • Envie um kit com seus produtos para influenciadores digitais selecionados.
  • Use o Instagram Stories para iniciar conversas e perguntar opiniões dos clientes.
  • Dê um rosto e uma voz para a sua marca sendo autêntico nas redes sociais.

 

5) Faça parcerias locais.

Observe seus vizinhos e pense em maneiras para criar uma rede de parcerias que traga novos clientes para todos e torne ambas lojas mais movimentadas.

Se você vende um produto que seu vizinho não vende (e vice e versa), ofereçam cupons de desconto em parceria. Na compra de um Brownie no vizinho, ganhe um cupom de desconto para o Café grande na sua loja.

 

6) Faça uma pesquisa com seus clientes.

Nada melhor para saber o que seus clientes esperam do que fazer uma pesquisa direta com eles. Peça os dados pessoais (nome, e-mail, telefone) e solicite autorização para entrar em contato com eles novamente, assim, você pode manter o contato e fidelizá-los.

Você pode fazer essa pesquisa diretamente na loja, entregando um panfleto de pesquisa junto com as comandas ou notas fiscais. Também pode colocar um tablet próximo ao caixa. Ou, se já tiver uma base de e-mails, crie um Google Formulários e envie!

As respostas serão sua inspiração para renovar a sua loja!

 

7) Envie e-mail marketing.

Solicite o e-mail das pessoas que passam pela sua loja, seja no caixa ou por sistema automatizado (como o tablet).

E-mails são a melhor forma de manter contato direto com seus clientes, de mantê-los atualizados sobre novidades, divulgar o conteúdo das suas redes sociais, anunciar eventos e promoções, iniciar sorteios etc.

  • Defina periodicidade, ou seja, datas fixas para envio dos e-mails.
  • Crie o conteúdo do e-mail com muito carinho, ou os clientes cancelarão a inscrição.
  • Diga apenas o que for relevante.
  • Faça (ou contrate quem faça) um template original e bonito.
  • Se não tiver nada relevante para dizer essa semana, não envie.
  • Sempre defina uma ação foco para o e-mail, por exemplo: “Responda nossa pesquisa!”

 

Tornar sua loja mais interessante e trazer novos clientes é uma questão de focar na personalidade da loja e dos produtos que você vende, e na satisfação do seus clientes. Comunique-se diretamente com eles, interaja, descubra o que eles querem. Essa é a chave para definir os próximos passos de marketing da sua loja!

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau