Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como tornar sua empresa amiga do meio ambiente!

Ter uma empresa ecofriendly é muito mais fácil do que parece. Confira nossas dicas para começar uma mudança hoje!

Empreendedorismo é olhar para o futuro e estar atento a ideias e soluções para amenizar o impacto no meio ambiente, acompanhar os avanços tecnológicos e de mercado, além de deixar uma boa herança para gerações futuras.

Muitas empresas, de todos os tamanhos, já conseguem neutralizar a emissão de gás carbônico e contribuir de alguma maneira com a preservação da natureza.

Essa é uma preocupação inteligente, pois além de precisarmos da natureza para continuar existindo e produzindo, ser ecofriendly é exigência das novas gerações de crianças, adolescente e adultos na hora de consumir e escolher onde trabalhar.

Se você tem interesse em tornar sua empresa amiga do meio ambiente, confira alguns hábitos e dicas para começar:

 

Escolha uma pessoa ou crie um time

O primeiro passo deve ser delegar essa importante missão a uma pessoa ou equipe, dependendo do tamanho da sua empresa.

Grandes empresas
Quanto maior for o número de colaboradores, maior tempo será demandado para colocar em prática todas as ideias e ações necessárias. O ideal é contratar uma pessoa exclusiva para esse trabalho ou uma equipe completa.

Pequenas empresas
Mas se você possui um pequeno escritório ou comércio, pode delegar a responsabilidade para algum colaborador que mostrar interesse genuíno nessa missão. Ou aposte no bom e velho faça você mesmo!

É importante levar em consideração que esse é um trabalho importante e que exige dedicação, portanto é preciso que alguém fique de olho.

 

Livre-se dos papéis

Muitas empresas criam o hábito de imprimir documentos para fazer correções gramaticais, levar em reuniões, “ter uma visão melhor do arquivo”, levar para ler em casa…

Antes de imprimir um arquivo, pergunte-se se é realmente necessário ou se você pode resolver sua necessidade de maneira digital (pendrive, tablet, celular, kindle).

Além de economizar com papel e manutenção da impressora, ainda pode salvar muitas árvores!

Ou recicle

Se você concluir que é realmente necessário fazer as impressões, compre um tanque onde possa reunir todos os papéis utilizados e enviá-los para a reciclagem.

De quebra, a empresa ainda leva alguns trocos para investir em melhorias internas!

 

Aplique práticas de consumo consciente

Invista em melhorias e novos hábitos que ajudem a empresa a economizar dinheiro e agredir menos a natureza. Pode ser mais simples do que você pensa:

Energia

  • Trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas fluorescentes, que iluminam tão bem quanto, mas consomem muito menos energia.
  • Se o budget permitir, investir em painéis solares.
  • Todos os dias, tirar os eletrônicos da tomada ao fechar o escritório ou loja.

Água

  • Trocar as torneiras comuns por torneiras reguladas (que fecham automaticamente) para evitar desperdício.
  • Lavar calçada, chão e outros ambientes sempre com baldes de água e nunca com mangueiras.

Transporte

Já pensou em quanta poluição é emitida por cada colaborador que dirige individualmente todos os dias até o trabalho?

  • Contrate um ou mais ônibus fretados para buscar os colaboradores próximo de suas casas e ajude a diminuir o volume de carros nas ruas.
  • Se o budget for pequeno, inicie um movimento de conscientização na sua empresa para que colaboradores compartilhem caronas.

 

Plante árvores

Existem ONGs no Brasil que ajudam o mercado de empreendedorismo a reduzir ou neutralizar completamente a emissão de gás carbônico diária.

Em parceria com elas, é possível contribuir plantando novas árvores em áreas de desmatamento, repondo na natureza o que tiramos dela para produzir todos os dias.

S.O.S Mata Atlântica
Iniciativa Verde
Instituto Árvores Vivas
Plante Árvore