Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como reduzir custos com Controle de Ponto dos funcionários

Todo gestor sabe que colaboradores geram custos desde a sua contratação até sua saída da empresa. Por esse motivo,, reduzir custos e otimizar recursos são atitudes fundamentais para garantir a saúde financeira da empresa.

Neste artigo, você vai descobrir como reduzir custos com o controle de ponto dos colaboradores e ganhar fôlego para o futuro da empresa.

 

Modernize-se!

Pode até parecer contraditório iniciar as dicas sobre como reduzir custos com o controle de ponto, dizendo que é preciso se modernizar. Mas é isso mesmo! Os sistemas de controle ponto antigos trazem mais custos para a empresa. Veja a seguir.

Se uma empresa ainda utiliza a marcação de ponto manual (com papel, cadernos), é bem provável que, com o passar dos anos, os erros na folha de pagamento podem ter lhe rendido gastos inesperados e muita burocracia para ser corrigidos.

Além do mais, erros nas folhas de pagamentos são causas pertinentes para ações trabalhistas, o que poderá ser extremamente custoso para a empresa!

Os relógios de pontos mecânicos também são custosos. Além de permitir que os horários sejam marcados incorretamente ou de forma ilegível, a manutenção do aparelho em si já representa um custo fixo nas despesas da empresa.

Com o passar dos anos, o equipamento vai se tornando obsoleto e a escassez de peças de manutenção pode se tornar um outro problema.

Portanto, é fundamental modernizar-se! Hoje, já sistemas de controle de ponto disponíveis que oferecem uma ótima relação custo e benefício.

 

Opte pelos sistemas de controle de ponto mais práticos

Ao decidir por modernizar-se, não é preciso optar por um sistema que dependa da instalação de outros equipamentos ou dispositivos auxiliares.

Há sistemas disponíveis que descartam esta prática, permitindo que tudo seja bem mais fácil e menos oneroso. Alguns sistemas alternativos de registro de ponto, como o Oitchau, oferecem melhores alternativas para reduzir custo e flexibilizar o controle das jornadas de trabalho, sem a necessidade de outras instalações.

 

Aumento de produtividade

Quando a empresa não oferece nenhum sistema de apoio ao RH no que diz respeito ao controle de ponto, os colaboradores do setor passam boa parte de suas jornadas em processos burocráticos.

Ao adotar sistemas mais simples que produzam relatórios com as informações consolidadas de cada colaborador, a empresa permite que o RH possa focar em ações que promovam o engajamento dos demais colaboradores e, assim, aumentar a produtividade.

 

O poder da comunicação eficiente

Dispositivos alternativos para controle de ponto, como o Oitchau, oferecem, ainda, o benefício da comunicação transparente entre empresa e colaboradores.

Os colaboradores podem solicitar folgas, férias ou até avisar que precisarão se ausentar do trabalho pelo sistema. O gestor é notificado no mesmo instante e já responde ao colaborador.

No caso de falta justificada, o colaborador pode até enviar os documentos comprobatórios de sua ausência para que a falta não seja descontada do seu salário. Toda esta movimentação fica registrada no sistema para que ambas as partes acompanhem!

 

Considerações finais

A redução de custos com controle de ponto dos colaboradores é possível. Os gestores têm diversos sistemas de controle alternativo de ponto disponíveis para que selecione o que mais se adeque às suas necessidades.

A tecnologia é uma importante aliada na preservação do orçamento da empresa e deve ser aproveitada para garantir todos os benefícios aos envolvidos.