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“Novo normal”: quais as vantagens? Como inovar no RH em 2021?

Está todo mundo falando sobre o “novo normal” que em grande parte está relacionado à pandemia e às mudanças que ela trouxe para o dia a dia social e empresarial.

Dentre suas principais conseqüências esteve a adesão em massa das empresas pelo trabalho home Office (atividades remotas). Esse é um dos fatores que promete continuar dando as caras mesmo após a pandemia e não é só ele.

Confira agora qual é o futuro do RH diante do que se chama agora de “novo normal”.

Inovações do RH para 2021: Como se adaptar ao “novo normal” e quais as vantagens e cada aspecto

São vários os aspectos que compõem a nova normalidade do dia a dia empresarial e da prestação de serviços. A grande maioria deles não irá embora após a vacina contra a Covid-19 e prometem continuar sendo a tendência do mundo corporativo.

As empresas que desejam se manter relevantes devem agora mesmo parar para analisar quais são os aspectos que ilustram a nova realidade, quais deles podem ser vantajosos diante de suas particularidades e como colocá-los em prática.

Trabalho em home office

É inegável que ele foi a estratégia empresarial principal de 2020. Adotado por muitas empresas o home Office cresceu de maneira extraordinária, eis que permitia às organizações a manutenção das atividades (mesmo que adaptadas para) diretamente da residência dos colaboradores.

Previsto em lei desde 2017 o trabalho remoto já vinha sendo aplicado de maneira tímida. Nesse ano ele foi a solução para muitas empresas que tiveram que se virar nos trinta para conseguir colocá-lo em prática de maneira correta.

O trabalho à distância em um primeiro momento pode ser um desafio do “novo normal”. É preciso que haja o estabelecimento de rotinas de trabalho, comunicação e to trabalho em equipe.

Para isso existem diversas ferramentas que auxiliaram os gestores e o RH das empresas a adaptar os colaboradores nesse formato. Muitas organizações decidiram pela concessão de materiais de escritório e outros acessórios que melhorassem as condições de quem passou a prestar trabalhos diretamente de casa.

Todos esses aprendizados devem ser levados adiante. O trabalho do futuro promete continuar valorizando o home Office e não somente em momentos de crise do sistema de saúde como foi o caso de 2020.

A flexibilização do local de prestação de serviços tende a ser aumentada e aplicada cada vez mais.

Controle digital de jornada

O “novo normal” demonstrou que mesmo à distância era possível manter o controle de jornada e como os sistemas que são adaptáveis para trabalhos remotos devem ser encontrados e contratados o quanto antes pelas empresas.

O sistema digital de jornada como o da Oitchau já existe em diversas empresas. Ao mesmo tempo muitas organizações empresariais estão limitadas aos relógios eletrônicos de ponto, o que pode impactar na sua produção e destaque no mercado.

Quando uma empresa aplica o sistema digital de ponto ela passa a ter diversas vantagens. Conheça as principais:

  • Automatização de relatórios e cartões ponto, livrando os colaboradores do RH dessa tarefa burocrática e garantindo precisão em contas relativas às horas extras, banco de horas, horas noturnas e jornada em geral;
  • Acompanhamento da jornada marcada a qualquer momento, com análise freqüente dos relatórios de horas extras e possibilidades de consertar condutas desidiosas desde logo;
  • Proteção e segurança dos dados que ficam salvos em sistemas de nuvens e que não são passíveis de manipulação, nem sofrem com quedas de energia elétrica ou internet;
  • Possibilidade de marcação do ponto à distância por meio do reconhecimento facial feito pela câmera de tablet ou celular ao mesmo tempo em que os colaboradores que prestam serviços na sede empresarial têm à disposição um quiosque de ponto.

Processos de recrutamento e seleção online

O “Novo normal” não condiz somente às questões relacionadas ao home Office e sua tendência em continuar sendo colocado em prática e nas ferramentas que auxiliam a sua adoção.

Ele inclui outras questões muito importantes para a gestão de pessoas e que refletem em toda a empresa. A principal delas é o recrutamento e a seleção de novos talentos, cujas ferramentas online que as permitem passaram a ser muito mais valorizadas nesse ano.

O recrutamento e seleção online correspondem ao uso da internet para a contratação de novos profissionais. Mais precisamente eles permitem à empresa encontrar e atrair talentos para a empresa no âmbito online.

O primeiro deles é o recrutamento e busca tornar a empresa atrativa para os profissionais do mercado e fazer com que eles tenham conhecimento de que existem vagas em aberto na organização empresarial.

Nessa fase há a divulgação de vagas em meios diversos para alcançar o maior número de profissionais com a maior diversidade possível.

Após essa parte entra em cena o processo de seleção. Nesse ponto os profissionais já manifestaram interesse em ocupar vagas divulgadas pela empresa. É chegado o momento da análise dos currículos e da aplicação de outros processos seletivos.

Selecionar candidatos é uma tarefa que pode ser feita de várias maneiras e o “novo normal” aponta para o uso da tecnologia e da inteligência artificial.

Ao receber currículos diversos a sua empresa pode determinar quais são as qualificações que mais lhe interessam e quais são os quesitos que podem chamar sua atenção em um portfólio.

A partir disso existem softwares que conseguem fazer leituras dos currículos desconsiderando informações pessoais de raça, idade, gênero ou local de moradia. Note que ao desconsiderar todas essas questões ele aumenta a isonomia do processo seletivo e dá maiores chances para a aplicação da diversidade no interior da empresa.

A seleção desses currículos de acordo com qualidades previamente determinadas auxilia as empresas e pode ser acompanhada de outras ferramentas.

Os testes seletivos com medição de conhecimentos e raciocínio podem ser aplicados pela internet e à distância, evitando reuniões presenciais desnecessárias. Mesmo a primeira entrevista com conversa entre um entrevistador e o candidato pode ser feita à distância.

O “novo normal” exige que as empresas vejam cada vez mais as ferramentas tecnológicas como suas parceiras. Elas não necessariamente vão substituir humanos e em verdade se aplicam para ajudar a melhorar o capital humano da empresa.

A partir delas é possível melhorar os processos de contratação, a diversidade dentro de uma empresa, livrar colaboradores de trabalhos burocráticos e voltar a atenção de todos para atividades mais complexas que exijam a ação humana.

Não deixe de aplicá-las para garantir a construção de uma empresa moderna e sempre atenta às tecnologias.

 

Como o RH deverá se portar pós pandemia?

O RH terá novas tendências para 2022, no qual terá que analisar medidas para receber a equipe de volta no escritório, o retorno da interação presencial ou o não retorno, já que muitas empresas que aderiram ao home office, optaram pro continuar com esse modelo de trabalho, por solicitação dos próprios funcionários.

Assim surge o modelo de trabalho bastante adotado, que é a híbrida no qual algumas dias da semana trabalha na empresa e em outros dias trabalham de casa. Desta maneira, precisou ser feitas remodelações da cultura organizacional e de clima organizacional também, pois com os novos formatos de trabalho.

As empresas são feitas por pessoas, nessa nova fase o RH passou a se preocupar mais com a saúde mental dos colaboradores, além de buscar caminhos para estabelecer o RH humanizado dentro das organizações, para ter um ambiente corporativo mais saudável e uma equipe mais motivada.

Quais serão os desafios para o RH na pós pandemia?

Monitorar jornadas de trabalhados que precisam ser adequadas ao modelo híbrido, não é uma tarefa fácil para o RH, mas um grande aliado nisso é o controle de ponto eletrônico digital. Que permite monitorar as jornadas individuais e também ter uma visão geral da equipe.

Além de funcionar de maneira remota, cumprindo o papel seja no presencial, home office ou nos dois. Também permite realizar a gestão de custos e gestão de projetos em uma única plataforma, que atua de acordo com a lei e a LGPD, tem autenticidade contra fraudes

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