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Como anunciar no Instagram em 2019?

Anunciar no Instagram pode ser uma forma eficiente de levar o seu conteúdo, produto ou marca até o seu público-alvo, engajá-lo e iniciar uma relação de identidade e proximidade.

Atualmente esta rede social é uma das mais importantes e se você ainda não aproveitou todos os recursos disponíveis para utilizá-la a favor de sua empresa, você está perdendo tempo valioso!

No entanto, para que seu perfil no Instagram ganhe relevância é preciso mais do que postar fotos regularmente. Para anunciar no Instagram é necessário seguir algumas dicas para que as suas postagens se destaquem e cumpram seu papel.

 

Por que anunciar no Instagram?

Muitos falam sobre a importância de anunciar em redes sociais como Facebook e LinkedIn. Porém, o Instagram ganhou tanta força nos últimos anos que, hoje, se a sua empresa tem um orçamento limitado para o marketing, é preferível que você o utilize para anunciar no Instagram que nas outras redes.

Mas por quê?

Há menos de um ano, o número de usuários ativos no Instagram passava de 1 bilhão! Deste número impressionante, pesquisa de meios especializados apontam que ao menos 50% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços através da rede.

Aqui no Brasil não é diferente: quase 60 milhões de usuários ativos no país. Aliás, o internauta brasileiro é um dos mais ativos em todas as redes sociais e isso é bem fácil de comprovar. Basta parar o que está fazendo neste momento, olhar ao redor, e ver quantas pessoas próximas a você estão com o smartphone em punho checando as redes sociais!

No entanto, a característica principal dos usuários do Instagram é que grande parte são considerados heavy users, ou seja, estão conectados e de olho na rede 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por esse motivo, anunciar no Instagram é muito mais relevante que nas outras redes. Basta comparar o número de curtidas e a qualidade do engajamento das grandes marcas em seus perfis no Instagram e no Facebook.

A Nike, por exemplo, possui 33 milhões de curtidas em sua página no Facebook, mas 88 milhões no Instagram. Quase o triplo! A mesma discrepância pode ser observada nas publicações: milhares de comentários no Facebook contra milhões no Instagram.

Diante do que mostramos acima já dá para perceber o quão engajado é o público do Instagram e é exatamente por isso que esta rede social está pronta para receber o seu anúncio!

 

Como anunciar no Instagram

Como explicamos acima, não basta ter um perfil na rede e postar fotos regularmente. Há algumas diretrizes a serem seguidas para que seu perfil se destaque entre os milhões de perfis que já estão no Instagram.

Quando falamos em diretrizes, nos referimos principalmente a dois detalhes fundamentais:

 

Linha editorial

Se você observar os grandes perfis do Instagram, verá que eles têm uma coisa em comum: uma linha editorial, ou seja, algo como um tema.

Usando o exemplo da Nike que falamos acima, as postagens feitas pela marca são de seus atletas e de outros atletas (anônimos) que mostram a superação de seus limites físicos e mentais através do esporte (e usando a marca, obviamente). Essa é a linha editorial da marca que juntamente com o slogan “Just do it” (Faça!) compõe o conteúdo que as fãs se identificam.

Para que o perfil de sua empresa obtenha destaque, é preciso determinar a sua linha editorial e segui-la em suas publicações.

Qualidade das fotos e história

Determinada sua linha editorial, está na hora de “amarrá-la” com conteúdo. Para que isso aconteça, fotos e vídeos precisam ser de alta qualidade de imagem e som. Portante, fazer qualquer publicação só para dizer que postou está fora de cogitação!

Alinhado às imagens, as legendas precisam contar histórias, preferencialmente histórias que permitam que seu público-alvo se identifique. Coloque sua criatividade para trabalhar e conheça bem as dores de seus possíveis clientes.

Determinação do público alvo

Ao fazer um anúncio, você pode selecionar quais pessoas deseja atingir, desde localização, idade, gênero, até mesmo interesses, conteúdos que acessam na internet e em qual dispositivo você quer impactá-lo (celular, computador etc). Quanto mais você detalhar o público que deseja atingir, melhor.

Lembre-se que volume de alcance não é necessariamente garantia de sucesso, muitas vezes você pode filtrar melhor o público que deseja atingir, o alcance será menor, mas as chances de conversão podem ser maiores. Faça testes e descubra qual a melhor determinação de público para sua campanha.

20% de texto nas imagens

Claro que também existem algumas regras para fazer anúncios em redes sociais. Uma delas, como no Instagram, é a limitação de no máximo 20% de texto presente na imagem que está sendo anunciada. Portanto, pense bem na melhor maneira de chamar atenção do seu público sem dizer muito. Mostre mais, escreva menos!

Quanto mais a imagem ultrapassa os 20% de texto, menor se torna a performance da veiculação dele (menos resultado), chegando a poder ser recusado e impedido de veicular.

 

Passo a passo para anunciar

Depois de observados os dois detalhes acima, está na hora de anunciar no Instagram e conhecer um novo mundo de possibilidades para sua marca. Lembre-se que é preciso cadastrar uma forma de pagamento na fanpage criada e vinculada ao seu perfil do Instagram para poder anunciar.

Acompanhe abaixo o passo a passo para anunciar no Instagram.

  1. Conta comercial: antes de mais nada, você precisará que seu perfil seja um perfil comercial. Para fazer isso, é preciso que o seu perfil esteja conectado à uma fanpage no Facebook, mesmo que você não a utilize. Caso você ainda não tenha uma fanpage, o Instagram criará uma para você.

  2. Escolha o destino de seu anúncio no Instagram: é possível escolher se você quer enviar as pessoas que visualizarem seu anúncio para o seu perfil na rede, seu site ou para enviar mensagens diretas.

  3. Escolha o público-alvo: chegou o momento de segmentar seu anúncio para que ele alcance seus possíveis clientes. Clique em “Crie o seu”, escolha um nome para esta segmentação (e você poderá salvá-la para os próximos anúncios), determine os locais em que seus possíveis clientes estão; seus interesses, idade e gênero. Depois clique em “concluir”.

  4. O próximo passo é para determinar o orçamento do anúncio e a duração da veiculação na rede. Anunciar no Instagram é possível para todos: é possível anunciar por R$1 por dia. Conforme você for ajustando o valor e a duração, o próprio Instagram dá um alcance estimado de pessoas por dia.

  5. No passo seguinte, você poderá visualizar uma prévia de sua promoção e conferir os parâmetros que determinou: destino, público, orçamento e duração. Basta clicar em criar promoção e pronto!

 

Anunciar no Instagram ainda permite que você acompanhe o desempenho da sua campanha diariamente e faça ajustes ao longo do caminho. Dessa forma, é possível aproveitar mais gastando menos.

Gostou das nossas dicas para anunciar no Instagram? Conheça bem o seu público, planeje suas estratégias e mãos à obra!