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Bom relacionamento home office com colaboradores?Veja como!

Inúmeras empresas adotaram o regime de trabalho home office, ou seja, à distância, em razão do da pandemia de Coronavírus que, dentre tantos países, também atinge o Brasil.

Outras empresas, por outro lado, já adotavam esse regime em razão da praticidade e corte de gastos. Contudo, como manter um bom relacionamento home office com seus colaboradores?

Essa é uma dúvida que aflige diversas empresas, assim como empresários e mesmo trabalhadores, pois por muitas vezes não sabem quais os melhores horários e jeito para realizar os contatos profissionais.

Outras dúvidas são referentes aos horários, prazos, realização de reuniões e outros.

Para facilitar sua vida separamos algumas dicas sobre como manter um bom relacionamento com seus colaboradores em home office. Confira abaixo.

Entenda como funciona o trabalho remoto e a importância do bom relacionamento home office

O trabalho em home office é caracterizado pelo fato de que ao invés do trabalhador se deslocar até a sede ou filial da empresa, ele presta serviços a ela de sua própria casa.

Portanto, não há necessidade de sair de casa para a prestação de atividades laborais.

Dessa maneira, ele geralmente é realizado por meio de acesso remoto, ou seja, à distância, aos sistemas e dados da empresa necessários à prestação de serviços.

Esses acessos se dão pela internet e a prestação requer, também, o uso de um computador, assim como celular e outros dispositivos eletrônicos que facilitam a comunicação imediata.

Existem diversos prós e contras quanto ao trabalho prestado em home Office.

Dentre as vantagens está o próprio fato de não ser necessário sair de casa. Além disso, é possível citar, por exemplo, a dispensa de vestimentas formais, maior flexibilidade de horário e organização da agenda diária conforme as necessidades pessoais combinadas às profissionais.

Por outro lado, as desvantagens são as fáceis distrações oferecidas na casa do trabalhador e, consequentemente, maior demora na entrega ou conclusão de atividades.

Logo, manter um bom relacionamento home office com seus colaboradores é muito importante, pois as atividades precisam ser realizadas, a comunicação precisa fluir e tudo isso se torna mais simples, quando o relacionamento entre os membros da equipe e os gestores é bom.

Como manter um bom relacionamento home office com os colaboradores

Quem não tem experiência com o trabalho em home Office ou está iniciando a trabalhar nessa modalidade em razão do Coronavírus, por exemplo, pode ter dúvidas sobre como o bom relacionamento entre a equipe pode ser mantido.

Isso porque diante da maior liberdade típica do teletrabalho os horários podem variar e divergir, dificultando o contato entre as pessoas da equipe. Por outro lado, em caso de uso de mensagens por escrito é possível a má interpretação do conteúdo.

Portanto, confira abaixo dicas essenciais sobre como manter um bom relacionamento home office com os colaboradores. Isso é importante, também, para manter o engajamento dos componentes da equipe e garantir que os serviços sejam mantidos em pleno funcionamento e com a qualidade esperada.

1.       Escolha uma plataforma de comunicação eficaz

Primeiramente, é necessário que você busque a utilização de um aplicativo ou sistema, para a execução de trabalho, que proporcione a comunicação entre a equipe.

Isso é extremamente importante para qualquer área em que podem surgir dúvidas ou, ainda, o serviço prestado por indivíduos diferentes seja complementar.

Portanto, desde logo escolha qual será o modo de comunicação entre a equipe, assim como a preferência por videoconferências, áudios ou mensagens escritas.

A comunicação é a chave para um bom relacionamento home office com os colaboradores de uma empresa, principalmente dentro da equipe.

2.      Defina metas

É importante que o trabalho em home Office também siga o estabelecimento de metas. Isso é importante para que o trabalhador saiba que sua produção ainda é avaliada e necessária para o bom funcionamento da empresa, assim como para ele saber como dar prioridade às atividades diárias.

Além de definir metas, também, é importante saber reconhecer o bom trabalho realizado e distribuir elogios quando isso estiver ocorrendo, pois aumenta a autoestima e felicidade do colaborador que tende a prestar um trabalho ainda melhor quando reconhecido seu esforço.

3.      Treine seus funcionários para o home Office

É inegável que o trabalho em home Office não é fácil para todos. Isso porque, conforme citado anteriormente, ele apresenta alguns tipos de distrações que podem atrapalhar a qualidade do serviço.

Nesse sentido, é importante que as empresas, na busca de um bom relacionamento com os colaboradores em home Office, treinem os funcionários para trabalhar dessa maneira.

Algumas dicas importantes são relacionadas ao tempo dedicado às atividades, à separação entre atividades pessoais e laborais e, novamente, sobre a comunicação.

4.      Defina regras para o home Office

Outro ponto importante diz respeito à necessidade de estabelecimento de regras para a prestação de home Office. Embora algumas empresas deem liberdade quanto aos horários, por exemplo, outras necessitam que as atividades e resultados delas sejam entregues dentro de um horário predeterminado.

Se essa segunda realizada corresponda ao caso da sua empresa, é importante que os colaboradores sejam informados sobre a observação de horários, assim como sobre a necessidade de se atentar aos e-mails, mensagens, ligações e sistemas que devem ser utilizados a fim de que a comunicação flua devidamente.

Preparar um check list, nesse caso, pode ser interessante, também, pois auxilia o trabalhador a saber exatamente o que deve ser cumprido diariamente.

5.      Auxilie no gerenciamento do tempo

O gerenciamento do tempo é importante, também, para que o trabalho renda da mesma forma que aquele realizado na sede da empresa, em que há horário preestabelecido de início e término do expediente, assim como de intervalos.

Algumas ferramentas de gerenciamento de projetos ajudam na organização das tarefas, o que influencia diretamente no tempo gasto para as atividades e noção de prazos.

6.      Estabeleça formas de comunicação

Conforme amplamente falado nos itens anteriores, a comunicação é um dos principais alicerces do home office.

Portanto, definir com antecedência os horários e os dias de reuniões, assim como elas serão realizadas, é um ponto importante. Além disso, definir qual a melhor ferramenta de comunicação e a forma como essa deve ser feita (e-mail, mensagens de áudio ou texto e ligações) auxilia no gerenciamento do teletrabalho.

Outras dicas para trabalho em home office

Existem, ainda, outras dicas quanto à prestação de home Office que podem ser utilizadas para o treinamento dos funcionários e a garantia do sucesso das operações em teletrabalho.

Primeiramente, oriente o colaborador a escolher um local de trabalho em que não haja tantas distrações, como televisão ou trânsito de outras pessoas da casa.

Isso não demanda, necessariamente, de um escritório pessoal, pois pode ser alcançado pela separação de uma mesa com cadeira em local bem iluminado.

Além disso, muito se fala sobre a necessidade de que o corpo entenda que o horário de expediente foi iniciado. Nesse sentido, indique que os colaboradores evitem prestar as atividades de pijamas ou sem fazer, normalmente, as atividades que fariam antes de se deslocar para a sede da empresa.

Caso, por exemplo, fosse de costume do colaborador a realização de atividades físicas antes do início do expediente, indique que ele mantenha essa prática.

Aumento do home office no Brasil em razão do Coronavírus: entenda a pandemia mundial

O Brasil vive um aumento repentino de empresas trabalhando em home Office. Tal situação é devida à pandemia de Coronavírus, causador da Covid-19, doença que vem se espalhando rapidamente pelo mundo.

O primeiro caso brasileiro foi anunciado em meados de fevereiro e, no momento, há mais de 2.000 infecções confirmadas e quase 50 mortos no país inteiro. O crescimento do número de infecções é constante e preocupante.

A transmissão desse vírus pode ocorrer por gotículas de saliva ou secreções de espirro e tosse, como catarro. Além disso, o contato pessoal próximo, como toque a aperto de mãos também é uma das formas de transmissão ou contato de objetos infectados na boca, nariz e mãos.

A transmissão desse vírus pode ocorrer por gotículas de saliva ou secreções de espirro e tosse, como catarro. Além disso, o contato pessoal próximo, como toque a aperto de mãos também é uma das formas de transmissão ou contato de objetos infectados na boca, nariz e mãos.

Aliás, o alastramento do vírus não se restringe ao Brasil, sendo que países do mundo todo estão adotando medidas de contenção do vírus. Dentre elas, a mais importante é o isolamento populacional, ou seja, evitar sair nas ruas, inclusive para a prestação de serviços.

Nesse caso, o trabalho em home Office é uma importante solução.

Veja também: Coronavírus: Principais pontos de contaminação na empresa

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