Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Automação de marketing

Automação de marketing: Tudo que você precisa saber!

O marketing digital é, hoje, essencial para os profissionais e as empresas que querem se manter em destaque perante o público, sendo essenciais para o desenvolvimento de negócios. As técnicas de automação de marketing, podem auxiliar ainda mais nesses empreendimentos.

Conheça abaixo a que se referem essas técnicas e como essa automação pode auxiliar significativamente as empresas, bem como fazer para realizar a devida implantação dela no seu ambiente empresarial.

Primeiramente, o que é automação de marketing?

A automação de Marketing nada mais é do que a prática de utilização de softwares e tecnologias diversas a fim de atuar em grande escala e, assim, aumentar os resultados de uma empresa.

Essas ferramentas permitem a melhora da relação entre a empresa e o público, além de também possibilitar o desenvolvimento de ações direcionadas e exclusivas a certos grupos de clientes.

Para entender sua importância, exatamente, é necessário em primeiro lugar entender o que compõe as atividades de uma equipe de marketing.

Equipes de marketing: atividades do dia a dia

Uma equipe de marketing digital tradicional precisa publicar semanalmente conteúdos nas páginas da empresa para atrair novos clientes. Assim, além da divulgação em blog ou site, será necessário gerenciar o engajamento que os conteúdos geram, ou seja, como eles levaram o público a interagir.

Some-se a tudo isso, finalmente, a necessidade de obtenção de novos contados que traduzem-se em leads para a equipe de vendas.

Esses leads necessitam também da apresentação, pelas equipes de marketing, de outros dados que podem ser disponibilizados por meio de e-books, planilhas e outros. Esses dados são obtidos por meio do preenchimento de um formulário por possíveis clientes que acessam o site da empresa, por exemplo.

É isso que acontece quando o indivíduo preenche o formulário para o recebimento de newsletter, por exemplo.

A partir das respostas desses formulários é possível identificar potenciais clientes para a empresa, assim como desenvolver métodos para chamar a atenção de outros, com menor potencial, para os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Esse desenvolvimento do interesse pode ser feito pela apresentação de conteúdos informativos. Assim, por exemplo, é possível demonstrar para o cliente o porquê obter um dos produtos oferecidos seria importante para ele e lhe traria vantagens.

Além de tudo isso, cabe à equipe de marketing mensurar os resultados de suas ações e campanha e avaliar a atração de clientes para a empresa.

Nesse caso, existem métodos de comparação, por exemplo, que se baseiam no número de vendas realizado no mesmo período de anos anteriores sem determinada campanha de marketing, ou com uma campanha completamente diversa.

São inúmeras as atividades que são esperadas de uma equipe de marketing. Dessa forma, as ferramentas que possibilitam a automatização e diminuição dos trabalhos manuais são essenciais para as empresas que pretendem aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que não necessita aumentar a equipe.

Ou seja, o uso dos softwares de automatização do marketing digital é importante na medida em que permite que os trabalhadores foquem sua atenção onde ela é realmente necessária, deixando para as ferramentas automatizadas os trabalhos que são mais mecânicos e repetitivos.

Com as ferramentas de automação de marketing é possível, por exemplo, deixar postagens agendadas para as mídias sociais, assim como disparar e-mails com campanhas e outros.

Entenda as vantagens da automação de marketing para sua empresa

Agora que você já sabe qual é a diferença da automação do marketing frente ao tradicional marketing digital, cabe conhecer também todas as vantagens das técnicas automatizadas.

1.      Maior geração de leads

Conforme apontado acima, é papel da equipe de marketing recolher dados que podem se converter em leads utilizáveis pela equipe de vendas. Nesse sentido, a automatização dos trabalhos de publicidade da empresa pode aumentar em até 2 vezes o número de contatos que podem se converter em possíveis clientes.

2.      Melhor geração de oportunidades de venda

O aumento de leads, primeiramente, está diretamente ligado à possibilidade de melhor geração de oportunidade de vendas. Isso porque quanto maior a lista de contatos de possíveis clientes, serão maiores os números de possibilidades de converter tais indivíduos em consumidores.

Além disso, mesmo aqueles indivíduos que num primeiro momento não são clientes em potencial (o que se conclui pelas respostas nos formulários) podem vir a se tornar consumidores de sua marca no futuro.

Para isso, é necessário que haja um contato periódico da empresa com esse indivíduo, o que pode ser feito pelo envio de e-mails informativos, como acima apontado.

Lembre-se que apesar das respostas do indivíduo levarem à aparente impressão de que ele não será um consumidor, o simples ato de preencher um formulário e assinar a newsletter já demonstra a possibilidade e o mínimo interesse do indivíduo nos produtos oferecidos por sua empresa.

Nesse viés, a automação de marketing possibilita a promoção de um acompanhamento a esse tipo de consumidor de forma personalizada, aumentando o número de oportunidades de negócio para a sua equipe de vendas. Esse processo permite acelerar a geração de um possível interesse por um novo consumidor.

3.      Reduz o ciclo de vendas

A automatização do marketing também permite que a sua empresa realize uma espécie de base de dados do próprio cliente contendo, por exemplo, nome, endereço, CPF e principal forma de pagamento. Além disso, também possibilita prévio conhecimento sobre quais são os tipos de produtos que mais interessam a ele.

Isso leva ao que é chamado de redução de ciclo de vendas, ou seja, exige-se menos dispêndio de tempo e argumentação para que o cliente possa finalizar e concluir uma compra, o que o torna um processo mais rápido e eficaz.

Uma vez que os consumidores têm valorizado cada vez mais relações rápidas e simplificadas, isso é uma grande vantagem à empresa.

4.      Reduz o CAC

A automatização do marketing digital pela adoção do uso de ferramentas possibilita que haja a redução do CAC.

CAC nada mais é do que a sigla, em inglês, para “cost to acquire customers”, que me tradução livre significa “custo de aquisição do cliente”. O CAC estipula qual foi o valor investido pela empresa, seja em propagandas ou no desenvolvimento do site, para conseguir um novo cliente consumidor.

5.      Facilita a análise e o acompanhamento de métricas

Métricas correspondem à avaliação de resultados com base nas estratégias propostas. Existem diversas ferramentas concernentes à automatização de marketing que fazem essa mensuração de forma automática, ou seja, não exigem a atuação humana.

Ainda assim, oferecem dados confiáveis e que podem ser utilizados para identificar se uma determinada campanha, por exemplo, está alcançando ou não os resultados esperados.

6.      Integração com o sistema de relacionamento com o cliente

Outro fator importante sobre a automatização de marketing é que uma de suas características que atua como vantagem, é o fato de que ele geralmente é integrado ao sistema de relacionamento com o cliente, chamado de CRM.

Com isso, há a informação dos leads para a equipe de vendas ao mesmo tempo em que também há um histórico de contato entre a empresa e a clientela. Esse tipo de ferramenta é ótimo para garantir a conexão entre as equipes de marketing e vendas.

7.      Identificação de prioridades por meio de Lead Score

Por fim, o uso de ferramentas de automatização de marketing também auxilia no desenvolvimento de um lead score. Isso corresponde a nada mais do que a atribuição de pontuações para cada ação realizada pelo possível cliente.

Por exemplo, caso ele abra um e-mail de marketing enviado, haverá uma pontuação; por outro lado, outras pontuações serão atribuídas caso contate a empresa, visite a página dela ou, ainda, baixe conteúdos enviados por ela.

Nesse caso, os indivíduos que tenham maior pontuação são aqueles que mais possuem chance de se tornarem clientes efetivos, de forma que devem ser tratados como prioridade.

Considere investir em ferramentas para a automatização do marketing da sua empresa e, com isso, garantir a máxima lucratividade do seu negócio.

Veja também: Dicas para empresas sobre conciliação bancária e sustentabilidade do negócio

Gostou das dicas sobre automação de marketing? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau