Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Atendimento ao cliente: 5 dicas para vender e encantar!

O atendimento ao cliente tem parte importante no sucesso de uma empresa. Quantas vezes você, enquanto consumidor, não se encantou com um atendimento bem feito e prestativo?

De nada adianta ter um bom produto, uma equipe altamente capacitada se o atendimento ainda deixa a desejar.

Mais do que preços competitivos e produtos de qualidade, o cliente prefere comprar de uma empresa que compreende, genuinamente, seus desejos e expectativas, mesmo se o preço do concorrente for menor.

Pensando nisso, elencamos abaixo cinco dicas para ajudá-lo a vender e a encantar no atendimento. Confira!

 

1. Incentive a empatia no atendimento ao cliente

A empatia é muito importante no atendimento ao cliente, principalmente na hora de uma reclamação no pós-venda. Incentive suas equipes a se colocarem no lugar do cliente e refletirem sobre como gostariam de ser tratados se a situação estivesse acontecendo com eles.

Realize treinamentos periódicos, workshops e dinâmicas enfatizando a importância da empatia nas relações humanas, sejam elas pessoais ou profissionais. Aprender a ouvir o outro sem julgamentos e entender a origem de sua reclamação são atitudes que, mesmo se o problema não for resolvido, somarão muitos pontos com os clientes.

A pior coisa que uma empresa pode fazer pelo seu cliente é desvalorizar a reclamação que ele está trazendo até ela. Portanto, ter um atendimento que entende a frustração, a decepção e até mesmo a irritação do outro já é meio caminho andado rumo ao sucesso.

A empatia na hora da venda é ainda mais importante! Quando a empresa conhece bem o seu público-alvo e sabe quais são suas dores, fica muito mais fácil se colocar no lugar dele e oferecer produtos e serviços que realmente farão a diferença no seu dia a dia.

Entregar valor é sinônimo de encantar e o resultado disso é a fidelização do cliente!

 

2. Ninguém solta a mão de ninguém

Estimular a competição entre vendedores pode se tornar um tiro no pé da própria empresa. Mesmo que os vendedores trabalhem por comissão de venda, o que vale a pena na hora de encantar o cliente é o trabalho em equipe.

No entanto, essa atitude deve fazer parte da cultura da empresa, ou seja, deve ser praticada por todos, inclusive pelos gestores.

Se o gestor se disponibiliza para ajudar seus vendedores e os incentiva a ajudarem uns aos outros, o resultado será uma equipe totalmente integrada e focada em um objetivo maior: satisfazer o cliente. Simples assim!

Por isso, a empresa deve fazer o que puder para incentivar a ajuda mútua entre os vendedores com os objetivos de vender mais e fidelizar o cliente.

 

3. Prometa apenas o que pode cumprir

Já diz o sábio ditado: a palavra dita não tem volta. Sob este contexto, uma promessa vazia feita ao cliente com o simples objetivo de vender poderá colocar em risco todo o planejamento e o trabalho de uma equipe.

A dica aqui é muito simples: não está tudo bem prometer tudo o que o cliente quer só para que ele conclua a venda.

Ser honesto e deixar claro ao cliente os limites da empresa – sejam eles referentes à flexibilidade de pagamento ou outros assuntos pertinentes – e até que ponto ela poderá ajudar o cliente em suas expectativas.

Se prometeu, cumpra! Hoje em dia, sobretudo por causa das redes sociais, as promessas vazias se tornaram motivos para acabar com a reputação de uma empresa. Fique atento para que isso não aconteça.

 

4. Eduque o seu cliente

Se você quer realmente encantar o seu cliente e entregar a ele o melhor atendimento, eduque-o! Como? A gente te explica.

Se sua empresa vende um produto, ensine ao cliente a tirar o máximo de proveito possível do produto que ele está comprando: mostre truques exclusivos, ensine-o todas as maneiras de usar o produto e até adaptá-lo para usar de outras formas inusitadas.

Agora, se vende um serviço, mostre a ele tudo o que ele pode fazer para obter gratuitamente vantagens exclusivas que as outras pessoas não imaginam!

Essa sensação de exclusividade é fundamental para encantar o seu cliente e vender cada vez mais. Aproveite!

 

5. Mantenha-se sempre atualizado

O avanço da tecnologia faz com que as novidades se tornem obsoletas rapidamente. Por este motivo, é preciso estar sempre atualizado com as novidades de seu segmento.

O que é inovador hoje, será coisa do passado na semana que vem. Essa efemeridade precisa ser preenchida com modernizações constantes.

Assim, se quer encantar (ou manter o seu cliente encantado) é preciso estar antenado às principais tendências e notícias de seus segmento e entregar novidades ao seu cliente antes de todos!

 

Gostou das nossas dicas? Temos certeza que elas o ajudarão a aumentar suas vendas e encantar os seus clientes! Aproveite e aprimore o seu atendimento ao cliente!