ferramentas de inteligência artificial para aumentar a produtividade

Ferramentas de inteligência artificial para aumentar a produtividade do seu time: conheça 10!

No atual cenário empresarial altamente competitivo, a eficiência e produtividade das equipes são fundamentais para o sucesso de uma organização, aliadas a essas necessidades estão as ferramentas de inteligência artificial para produtividade, úteis e modernas.

Elas fazem uso da inteligência artificial para automatizar processos, colher informações e organizá-las e para facilitar o dia a dia de equipes diversas, do marketing à financeira, do RH à contabilidade.

Cada vez mais plurais no mercado, são ótimas apostas para empresas que querem se manter sempre um passo à frente em relação à concorrência e alcançar mais excelência em suas atividades.

New call-to-action

Conheça algumas destas ferramentas e saiba quais utilizar!

O que é um software de inteligência artificial?

Um software de inteligência artificial é uma aplicação computacional que utiliza algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina para simular a inteligência humana em tarefas específicas. 

Esses programas são capazes de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões, tomar decisões e realizar ações de forma autônoma, sem intervenção humana direta.

Como usar a inteligência artificial para produtividade da equipe?

A inteligência artificial pode ser aplicada de diversas maneiras para impulsionar a produtividade da equipe. Veja algumas das suas principais aplicações e como elas são úteis em empresas pertencentes a nichos diversos.

Automação de tarefas repetitivas

A IA é útil para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, de modo a liberar o tempo dos colaboradores para se dedicarem a atividades mais estratégicas e criativas. 

Análise de dados avançada

Com algoritmos de IA é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar insights relevantes e fornecer informações valiosas para a tomada de decisões rápidas e eficientes. 

Uma ferramenta popular nesse segmento é o Tableau, que utiliza IA para visualizar e analisar dados complexos de forma intuitiva e interativa.

Assistência virtual

Assistentes virtuais alimentados por IA podem auxiliar os membros da equipe no gerenciamento de tarefas, agendamento de compromissos, pesquisa de informações e até mesmo no atendimento a clientes. 

Um exemplo bastante famoso é o Google Assistant, que fornece assistência virtual por meio de dispositivos inteligentes e smartphones.

Conheça as principais ferramentas para aumentar a produtividade com inteligência artificial

Conheça, abaixo, 10 ferramentas de IA para investir na produtividade das equipes da sua empresa!

1 – Controle de ponto com IA

O controle de ponto digital é uma excelente ferramenta para realizar a marcação de horários e o cálculos de horas trabalhadas mensalmente pelos colaboradores de uma empresa. Ele automatiza diferentes tarefas, como cálculos e determinação do valor das horas.

New call-to-action

O sistema digital, por si só, já oferece uma série de vantagens em relação à gestão de tempo. Todavia, ele pode ficar ainda mais interessante com o uso de IA para o colhimento de informações e o processamento delas.

Afinal, os dados presentes no controle de ponto são relevantes para uma série de coisas. Por exemplo, para a organização financeira da empresa. Também, para a aplicação de regras internas referentes à política de horas.

Não só isso, mas também para entender a produtividade dos colaboradores, a taxa de assiduidade, as necessidades de direcionamento de capacitação e muito mais. Então, já pensou em ter acesso a esses dados de modo automático e prático?

Para isso, a sua empresa pode contar com o controle de ponto Oitchau, ferramenta com Inteligência Artificial para produtividade. Com um chat interno, é possível encontrar informações relevantes a partir de perguntas.

Por exemplo: “quantas horas extras foram realizadas este mês?”, “quais são os colaboradores que mais prestaram horas extras?”, etc. Além da ferramenta de IA, o controle de ponto também oferece uma série de outros benefícios, não deixe de conhecê-lo.

2 – Sistemas de gerenciamento de projetos com IA

Ferramentas como o Trello combinam recursos de gerenciamento de projetos com IA para ajudar a organizar e acompanhar o progresso de projetos, atribuir tarefas, gerenciar prazos e recursos de forma inteligente.

Além disso, você pode usar essas ferramentas de gerenciamento de projetos junto com um timesheet, o qual é essencial para medir a produtividade. Ao usar um timesheet, conte com a Oitchau, especialista em gestão de horas!

3 – Chatbots de atendimento ao cliente

O Zendesk Chatbot é uma solução que utiliza IA para automatizar o atendimento ao cliente, respondendo perguntas comuns e direcionando os clientes para as informações relevantes, liberando a equipe de atendimento para questões mais complexas.

Desse modo, garanta atendimento em tempo real e tire as dúvidas dos clientes sem necessidade de espera ou de disponibilização de um atendente humano. Isso melhora a sua relação com a clientela e as chances de conversão.

4 – Ferramentas de análise de dados

O IBM Watson Analytics é uma ferramenta poderosa que combina IA e análise de dados. Ele permite que as equipes explorem, analisem e visualizem grandes volumes de dados de forma inteligente.

Desse modo, com este tipo de ferramenta IA para produtividade é possível identificar insights valiosos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

5 – Softwares de automação de marketing

O HubSpot é uma plataforma que utiliza IA para automatizar atividades de marketing, como segmentação de público-alvo, personalização de conteúdo e automação de campanhas.

6 – Plataformas de reconhecimento de voz

O Dragon NaturallySpeaking é um exemplo de ferramenta de reconhecimento de voz que utiliza IA para transcrição de voz em texto. Essa ferramenta pode aumentar a produtividade das equipes ao eliminar a digitação manual.

7 – Softwares de assistência virtual

O Microsoft Cortana é uma ferramenta de assistência virtual que utiliza IA para auxiliar os usuários na realização de tarefas diárias, como agendamento de compromissos e lembretes. Assim, alcance mais eficiência.

8 – Sistemas de tradução automática

O Google Translate é uma ferramenta amplamente conhecida que utiliza IA para traduzir textos entre diferentes idiomas de forma rápida e precisa. Essa ferramenta pode facilitar a comunicação entre equipes multiculturais.

9 – Softwares de análise preditiva

O RapidMiner é uma ferramenta que utiliza IA para análise preditiva. Com essa ferramenta, as equipes podem analisar dados históricos, identificar padrões e tendências, e fazer previsões precisas para orientar a tomada de decisões futuras.

10 – Ferramentas de suporte à decisão

O IBM Watson Decision Platform é uma solução de IA que oferece suporte à tomada de decisões, fornecendo insights valiosos e recomendações embasadas em dados. Essa ferramenta pode ajudar as equipes a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau