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Vender mais: 5 Truques de psicologia para lojas!

Tática de marketing: reunimos cinco truques de psicologia para tornar os preços e vantagens da sua loja mais atraentes e irresistíveis!

Se você acredita no potencial da sua loja, está na hora de aprimorar algumas táticas de marketing, que vão além das tradicionais como publicidade, sorteios e descontos. Quer aprender como vender mais?

Nada acontece por acaso, inclusive o impulso de compra das pessoas!

Existem dois tipos de consumidor: o que já chega sabendo o que deseja e o que precisa ser fisgado, por isso reunimos cinco truques de psicologia para tornar os preços e vantagens da sua loja mais atraentes e irresistíveis!

 

1. Uma pechincha

Já ouviu falar do Efeito Chamariz? É quando você oferece três opções de compra do mesmo produto, porém adicionando um custo-benefício irresistível para o cliente, convencendo-o de que o pacote mais caro é o mais vantajoso.

Por exemplo: uma perfumaria está lançando uma nova linha com perfume, desodorante, sabonete líquido e hidratante corporal.

É claro que o interesse da loja é vender a linha completa aos clientes, portanto ela precisa tornar o kit completo mais interessante. Para isso, é preciso convencer o cliente de que investindo apenas um pouco mais, ele levará para casa muito mais vantagens!

  • Kit 1 – Perfume: R$ 119,99
  • Kit  2 – Perfume + Sabonete líquido: R$ R$ R$ 149,99
  • Kit 3 – Completo: Perfume + Sabonete líquido + Hidratante corporal + Desodorante: R$ 199,99.

 

O primeiro kit tem o valor original do perfume, o segundo kit soma o valor original dos produtos; já o terceiro kit tem o valor relativamente próximo ao da segunda opção, porém vem completo e dá apenas um pequeno desconto num quarto item.

Veja como o Kit 3 parece muito mais interessante e vantajoso!

 

2. Ordem dos preços

Pesquisas apontam que quando a ordem dos preços está do mais barato para o mais caro, as opções com maior valor parecem ainda mais caras do que quando a ordem está do mais caro para o mais barato.

Isso acontece porque, ao visualizar o mais caro primeiro, e depois acompanhar os preços diminuindo após esse primeiro impacto, deixa o cliente mais confiante para conhecer outros itens da loja e ver vantagem em adquirir aqueles com preço na média (nem o mais caro, nem o mais barato).

Nesse caso, também acrescentamos a dica 1: tornar o preço dos produtos medianos mais distante dos mais caros do que dos mais baratos. Por exemplo:

  • Camiseta 1 – R$ 60,90
  • Camiseta 2 – R$ 40,90
  • Camiseta 3 – R$ 30,90

Quem não toparia investir um pouquinho a mais por uma estampa mais bacana?

 

3. 99 centavos

Você sabe porque comércios usam tanto os famosos 99 e 90 centavos nos preços? É um dos truques mais conhecidos, e também dos que funcionam melhor.

Os consumidores veem assim: um produto que custa R$ 30,00 está na casa dos 30, já se esse produto custar R$ 29,90, ele ainda está na casa dos 20. É um impacto visual que faz com que o cliente enxergue o preço menor do que ele realmente é.

Ponto! Você ganhou alguns minutos a mais para fazê-lo considerar a compra.

Mas cuidado, pois estudos dizem que, apesar de produtos terminados em 9 venderem mais, se adicionada uma etiqueta de promoção, o efeito é o contrário.

É indicado também usar o 9 apenas em produtos específicos e selecionados da loja.

 

4. Produtos combinados

Outro truque infalível é aprender a olhar para os produtos com contexto, ou seja, organizá-los na loja (ou no site) de forma intuitiva, colocando próximos produtos que combinam ou se complementam.

Sais de banho próximo aos shampoos e sabonetes líquidos. Vinhos próximos dos queijos. Meias próximas dos sapatos. Produtos de limpeza facial próximos de maquiagens.

A psicologia aqui está em provocar o desejo de consumir um produto que ele nem tinha em mente antes. Ele só foi comprar um vinho, mas o queijo estava ali, com uma aparência tão gostosa e eles combinam então, por que não?

 

5. Limitado

Já foi a uma festa, chegou lá e encontrou outra pessoa com a mesma roupa que você?

Pessoas adoram exclusividade! Adoram a sensação de que possuem algo que pouquíssimas outras pessoas possuem, por isso investir em alguns itens produzidos em pouca quantidade pode ser uma estratégia de venda inteligente.

Além de tudo, o truque também é ótimo para reduzir o tempo que um cliente leva para decidir comprar ou não.

Comprando uma passagem de avião, você já deve ter notado aviso do tipo “Faltam apenas 2 cadeiras!”, ou reservando um hotel online “Esse quarto está sendo muito acessado, reserve antes que acabe!”

Se antes o cliente estava apenas pesquisando, mas ia pensar antes, agora ele tem que agir rápido se não quiser perder uma ótima oportunidade de custo benefício.