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5 Maneiras para aumentar a satisfação e lealdade dos seus clientes

Todas as empresas, independentemente de seus portes, devem priorizar a fidelização de seus clientes, principalmente por estarmos vivendo em plena era digital! Obviamente, obter clientes novos é importante, mas fidelizar os clientes que você já tem é essencial para garantir a longevidade de uma empresa.

A fidelização de clientes segue a regra 80/20, ou seja, 80% de sua renda tem origem de 20% dos seus clientes. Além disso, um cliente fiel se torna embaixador de sua marca e sente prazer em compartilhar sua satisfação com seus contatos.

Um cliente fiel é, sem dúvida, a forma mais barata e eficaz de publicidade para seu negócio!

Você sabe quem são seus clientes mais fiéis? Deseja aumentar a legião de embaixadores de sua marca? Neste artigo, vamos mostrar cinco maneira para aumentar a satisfação e a lealdade dos seus clientes.

Aproveite e aprenda também como criar um Programa de fidelidade para seus clientes!

 

1. Baseie-se em sua experiência como consumidor

A regra de ouro que aprendemos desde cedo “trate os outros como gostaria de ser tratado” é importante para determinar a cultura organizacional de sua empresa em relação ao tratamento com os clientes.

Por esse motivo, leve em consideração a maneira como gosta de ser tratado quando você é o cliente. Afinal de contas, antes de ser gestor, você é um cliente de outras empresas.

Reflita:

  • O que faz com que você queria comprar determinado produto?
  • Por que você compra sempre o mesmo produto da mesma marca?
  • Como gosta de ser tratado por essa empresa?

Perguntas como essas contribuem para que você já tenha uma boa ideia de como tratar seus próprios clientes e como sua empresa deve trabalhar a relação com eles. Certamente, o fato de ser gestor, aumenta ainda mais sua percepção como cliente.

 

2. Comunique-se

Os clientes querem manter contato com as empresas que confiam e saber o que há de novo, principalmente os clientes fiéis Isso faz com que eles se sintam próximos e parte do negócio, ao invés de ser apenas pessoas que compram os seus produtos.

Permita que eles lhe apontem o caminho para construir uma experiência positiva de compra para eles! Assim, uma boa dica é abrir um canal de comunicação exclusiva com seus clientes mais fiéis para que eles possam dar suas opiniões sobre como sua empresa pode melhorar ainda mais seus produtos.

 

3. Estimule o feedback

O feedback anda de mãos dadas com a comunicação. Já que pretende ter uma comunicação mais clara e valorizar a opinião de seus clientes, estimule o feedback sobre seus produtos, atendimento, ações de marketing, enfim, tudo o que puder.

Mais do que isso, ofereça exclusividades aos clientes fiéis que desejam participar ainda mais dos processos de criação de seus produtos. Um programa de fidelidade pode ser uma excelente maneira de fazer isso!

 

4. Empodere seus colaboradores…

Muitos gestores não possuem contato direto com seus clientes. Seus colaboradores é que estão à frente deste contato e, assim, são responsáveis em encantar o cliente. Por esse motivo, empodere-os, trazendo-os para o objetivo de criar experiências positivas de compras com os clientes.

Converse com seus colaboradores, treine-os e ofereça benefícios para que se sintam motivados a conquistar a fidelidade de mais clientes!

 

5. …e seus clientes

As chances de que você entenda mais de negócios do que seus clientes é bem grande. Por isso, compartilhe seu conhecimento com seus clientes! Eduque-os sobre como tirar o melhor proveito possível de seus produtos com dicas exclusivas que ninguém mais conhece.

Dessa forma, seu cliente tem a certeza de que a relação custo x benefício de seu produto é exatamente o que ele precisa para manter a qualidade de vida dele.

 

Bônus: apoie para ser apoiado

Seus clientes fiéis são seus maiores apoiadores. Devolva a confiança apoiando causas em que eles acreditam. Que tal começar por um destes lugares:

  • Ofereça patrocínio para um time local de esporte amador| 
  • Promova ações de caridade para famílias menos privilegiadas, orfanatos ou lares para idosos locais 
  • Organize eventos beneficentes

 

As oportunidades são muitas. Seja criativo e aproveite!