Satisfação do cliente: 5 Maneiras para aumentar!

Todas as empresas, independentemente de seus portes, devem priorizar a satisfação do cliente, principalmente por estarmos vivendo em plena era digital!

Obviamente, obter clientes novos é importante, mas fidelizar os clientes que você já tem é essencial para garantir a longevidade de uma empresa.

A fidelização de clientes segue a regra 80/20, ou seja, 80% de sua renda tem origem de 20% dos seus clientes. Além disso, um cliente fiel se torna embaixador de sua marca e sente prazer em compartilhar sua satisfação com seus contatos.

Um cliente fiel é, sem dúvida, a forma mais barata e eficaz de publicidade para seu negócio!

Você sabe quem são seus clientes mais fiéis? Deseja aumentar a legião de embaixadores de sua marca? Neste artigo, vamos mostrar cinco maneira para aumentar a satisfação e a lealdade dos seus clientes.

Aproveite e aprenda também como criar um Programa de fidelidade para seus clientes!

1. Baseie-se em sua experiência como consumidor

A regra de ouro que aprendemos desde cedo “trate os outros como gostaria de ser tratado” é importante para determinar a cultura organizacional de sua empresa em relação ao tratamento com os clientes.

Por esse motivo, leve em consideração a maneira como gosta de ser tratado quando você é o cliente. Afinal de contas, antes de ser gestor, você é um cliente de outras empresas.

Reflita:

  • O que faz com que você queria comprar determinado produto?
  • Por que você compra sempre o mesmo produto da mesma marca?
  • Como gosta de ser tratado por essa empresa?

Perguntas como essas contribuem para que você já tenha uma boa ideia de como tratar seus próprios clientes e como sua empresa deve trabalhar a relação com eles. Certamente, o fato de ser gestor, aumenta ainda mais sua percepção como cliente.

2. Comunique-se

Os clientes querem manter contato com as empresas que confiam e saber o que há de novo, principalmente os clientes fiéis Isso faz com que eles se sintam próximos e parte do negócio, ao invés de ser apenas pessoas que compram os seus produtos.

Permita que eles lhe apontem o caminho para construir uma experiência positiva de compra para eles! Assim, uma boa dica é abrir um canal de comunicação exclusiva com seus clientes mais fiéis para que eles possam dar suas opiniões sobre como sua empresa pode melhorar ainda mais seus produtos.

3. Estimule o feedback

O feedback anda de mãos dadas com a comunicação. Já que pretende ter uma comunicação mais clara e valorizar a opinião de seus clientes, estimule o feedback sobre seus produtos, atendimento, ações de marketing, enfim, tudo o que puder.

Mais do que isso, ofereça exclusividades aos clientes fiéis que desejam participar ainda mais dos processos de criação de seus produtos. Um programa de fidelidade pode ser uma excelente maneira de fazer isso!

4. Empodere seus colaboradores…

Muitos gestores não possuem contato direto com seus clientes. Seus colaboradores é que estão à frente deste contato e, assim, são responsáveis em encantar o cliente. Por esse motivo, empodere-os, trazendo-os para o objetivo de criar experiências positivas de compras com os clientes.

Converse com seus colaboradores, treine-os e ofereça benefícios para que se sintam motivados a conquistar a fidelidade de mais clientes!

5. …e seus clientes

As chances de que você entenda mais de negócios do que seus clientes é bem grande. Por isso, compartilhe seu conhecimento com seus clientes! Eduque-os sobre como tirar o melhor proveito possível de seus produtos com dicas exclusivas que ninguém mais conhece.

Dessa forma, seu cliente tem a certeza de que a relação custo x benefício de seu produto é exatamente o que ele precisa para manter a qualidade de vida dele.

Bônus: apoie para ser apoiado

Seus clientes fiéis são seus maiores apoiadores. Devolva a confiança apoiando causas em que eles acreditam. Que tal começar por um destes lugares:

  • Ofereça patrocínio para um time local de esporte amador|
  • Promova ações de caridade para famílias menos privilegiadas, orfanatos ou lares para idosos locais
  • Organize eventos beneficentes

As oportunidades são muitas. Seja criativo e aproveite!

A satisfação do cliente pode ser a chave do sucesso

Conquistar a satisfação e a fidelidade dos seus clientes pode ser uma das principais chaves para seu sucesso.

Muitas empresas buscam se tornar alvos dos Brand Lovers. Eles correspondem a um fenômeno cultural que é formado por pessoas aficionadas por marcas!

O exemplo mais comum desse grupo corresponde às longas filas que são criadas nas lojas da Apple todas as vezes que a marca de produtos tecnológicos anuncia o lançamento de um novo produto, como os iPhones e iPads.

Ter um consumidor desse tipo agrega valor à empresa na medida em que demonstra que há busca dos seus produtos e ela se deve à qualidade deles. Confira, assim, outros motivos para investir na satisfação do cliente que são igualmente importantes.

1.      Divulgação dos produtos

Em primeiro lugar, os clientes satisfeitos e que são fidelizados à marca ou produto tendem a realizar propagandas gratuitas dos seus produtos para terceiros.

Essa divulgação pode se dar pelo “boca-a-boca”, assim como pelas redes sociais, nas quais se tornou cada vez mais comum realizar vídeos e fotos mostrando “os recebidos” da vez.

É necessário cuidado pois assim como a divulgação baseada na satisfação do cliente pode auxiliar muito a empresa, um cliente insatisfeito pode queimar a imagem da organização e de seus produtos, como no caso de um atendimento mal feito ou grosseiro ou de um produto defeituoso cuja troca ou devolução foi exaustiva.

2.      Facilidade de operações

A satisfação dos clientes garante seu retorno ao consumo com sua empresa ou que ele converta a boa experiência em indicações, divulgando seus produtos.

Considere que o cliente fidelizado já conhece seus produtos, forma de operação e condições de pagamento, envio e outros. Um cliente novo não tem esse conhecimento, pois não possui experiência com a empresa.

No primeiro caso serão raras as dúvidas que demandam atendimento do cliente ou que o afastam da possibilidade de realização de negócios. Já no segundo, o consumidor pode ter diversas dúvidas que demandam uma equipe de atendimento de prontidão.

O primeiro tipo de cliente já acompanha sua empresa e redes sociais, não dependendo de marketing massivo para se interessar pelos seus produtos.

Diferentemente é o segundo caso, em que não existe uma experiência de satisfação do cliente e sua transformação em consumidor cativo demanda constante marketing direcionado.

3.      Lucratividade

A satisfação do cliente se converte em lucro à empresa que tende a vender mais para o mesmo consumidor ao mesmo tempo em que é divulgado para outras pessoas em razão tão somente do processo bem sucedido anterior.

Investir na satisfação do consumidor se converte em novas compras, divulgação gratuita e novos consumidores e auxilia na consolidação da empresa perante o mercado de trabalho.

Veja também: Rapport: Saiba como a prática pode aumentar as suas vendas

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