5 Ferramentas para gestão de marketing digital

O posicionamento de uma marca no mercado se consolida pelo marketing digital. Cada vez mais, os gestores precisam estar ligados às principais tendências para que possam ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Além disso, a empresa que não investe perde excelentes oportunidades para ampliar o seu alcance e, consequentemente, de fazer negócios.

No final de 2018, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados da pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que surpreenderam: dois terços da população brasileira, cerca de 70% dos brasileiros, estão conectados na internet.

Diante desse resultado, é possível compreender os motivos pelos quais uma empresa precisa usar as estratégias e ferramentas para gestão: para conquistar seu espaço.

No entanto, ter um website e estar presente nas principais redes sociais não é o suficiente para garantir que sua marca alcance o seu público alvo. Planejar as estratégias e contar com as ferramentas para ajudá-lo a mensurar o sucesso delas é fundamental para que se alcance o sucesso.

Neste artigo, vamos apresentar cinco ferramentas para gestão de marketing digital que todo gestor precisa conhecer. Acompanhe!

1. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta principal de marketing digital e, também, a mais utilizada em todo mundo. Sua popularidade se deve ao fato de ser uma ferramenta completa e relativamente fácil de ser utilizada.

É por meio dela que os gestores conseguem acompanhar o desenvolvimento de suas campanhas e fazer os devidos ajustes.

As informações que o Google Analytics disponibiliza aos usuários são:

  • Número de visitas que as páginas do site recebem;
  • A média de tempo que os visitantes passam navegando seu site;
  • Informações demográficas dos visitantes: localização, faixa etária, em que dispositivo acessam a internet, sistema operacional que utilizam, entre outros.
  • A taxa de rejeição (bounce rate);
  • A origem do tráfego que gerou mais resultados para suas estratégias, etc.

O Google Analytics tem ainda uma vantagem muito importante em relação às outras: é gratuito.

2. Keyword.io

As empresas que investem na produção de conteúdo e no SEO (Search Engine Optimization) compreendem como utilizar palavras-chaves corretas é importante para turbinar as estratégias de marketing digital.

Por este motivo, o keyword.io é essencial para o planejamento do gestor.

Ao acessar o site, é possível escolher o país do idioma e obter palavras-chaves baseadas em uma palavra-chave principal e, desta forma, conseguir uma lista eficiente de palavras-chaves que deverão ser trabalhadas nos conteúdos produzidos.

O Keyword.io também contribui para a escolha de títulos para postagens que são mais atraentes para o Google e os outros principais buscadores.

Assim como o Google Analytics, o keyword.io é gratuito.

3. MailChimp

Campanhas de e-mail marketing ainda são consideradas como excelentes estratégias de marketing digital e o MailChimp é a ferramenta certa para criar e gerenciar as campanhas da sua empresa.

Apesar de exigir um pouco de atenção na hora de utilizar, a plataforma é intuitiva. Com o MailChimp é possível criar diversos tipos de campanhas simplesmente arrastando os elementos.

Além disso, o MailChimp possui uma funcionalidade que permite o compartilhamento de relatórios e apps para que as equipes e o gestor acompanhem o desempenho da campanha de perto.

O MailChimp possui um plano gratuito com funções básicas e um plano pago mais completo.

4. Survey Monkey

A maneira mais eficiente de conhecer as dores de seu público alvo e a percepção que ele tem da sua marca é por meio de pesquisas. Por esse motivo, a ferramenta Survey Monkey é a mais adequada para criar e gerenciar estas pesquisas de mercado.

Ao criar sua pesquisa, o usuário tem a opção de manter as perguntas abertas ou fechadas e compartilhar online com sua base de clientes em apenas alguns toques.

Assim como o MailChimp, o Survey Monkey possui um plano gratuito e um plano pago com mais funcionalidades.

5. SimilarWeb

Estudar a concorrência online também faz parte das estratégiasl. Para estes fins, a SimilarWeb é a ferramenta indicada para conhecer e analisar as informações do site dos concorrentes.

Basta inserir um domínio no SimilarWeb e conhecer o tráfego do site que deseja pesquisar: número de visitantes, novas áreas de atuação, novos players, enfim, tudo o que o gestor precisa saber para ampliar suas áreas de atuação.

O marketing digital surgiu para ajudar as empresas a entender melhor o comportamento do cliente depois da popularização da internet.

Como vimos, não é preciso dedicar uma parte importante do orçamento da empresa para utilizar as principais ferramentas.

Apostar no marketing digital é a garantia de estar sempre atualizado com as novidades do mercado online.

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