Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

4 ideias incríveis de confraternização da empresa

Promover a confraternização da empresa é importante criar um ambiente mais harmonioso e incentivar a socialização entre os colaboradores.

As confraternizações são ótimos momentos para que as equipes se conheçam melhor e, com isso, trabalhem com maior ritmo e aumentem a produtividade. Porém, o grande desafio do gestor é promover uma confraternização em que todos se sintam engajados e dispostos a participar.

Pensando nisso, selecionamos quatro ideias incríveis para ajudá-lo. Confira!

 

1. Festa com atrações

Já se foi o tempo em que uma festa de confraternização da empresa era feita no próprio escritório, geralmente na copa, após o expediente. Além disso, comida e bebida é o mínimo que se espera em uma festa e, por isso, deixaram de ser as “atrações da festa” há tempos.

Esse tipo de festa não é a forma adequada de valorizar os colaboradores e estimulá-los a produzir mais.

Por esse motivo, é importante separar uma parte do orçamento da empresa para dar a atenção que ela merece e fazer algo que realmente marque o momento nas lembranças dos colaboradores.

Escolha um local próprio para um evento que seja compatível com o porte de sua empresa e contrate atrações. Veja essas opções:

  • Bandas que são especializadas em shows corporativos. Hoje é possível encontrar excelentes opções e que se encaixam em qualquer orçamento. 
  • Show com um artista de médio a grande porte. 
  • Apresentações de peças de teatros ou musicais de espetáculos conhecidos que estejam em cartaz. 
  • Apresentações de stand up comedy de comediantes conhecidos e que tenham shows aclamados pela crítica. 
  • Palestra motivacional com personalidades importantes e que tenham um trabalho sério no segmento. 
  • Pocket show de artistas de circos, como o Cirque du Soleil, entre outros.

Há agências de talentos que tratam exclusivamente de eventos como estes e são capazes de promover um evento incrível e que esteja dentro de seu orçamento. Abra-se para o novo e faça algo que fique marcado na memória de seus colaboradores.


2. Festa temática

Outra ideia incrível e que realmente encanta a todos são festas temáticas. As mais comuns são as festas a fantasia e, mesmo assim, é possível criar um tema: celebridades de Hollywood, astros da música, personagens de filmes ou livros preferidos dos colaboradores, anos 70, 80 ou 90, etc.

Uma dica para escolher um tema que agrade a todos é fazer uma rápida pesquisa entre os colaboradores. Depois do escolhido o tema, é entrar a fundo na decoração, música e buffet.

Criar uma comissão para cuidar dos detalhes da festa e criar um ambiente que esteja de acordo com o tema também é uma excelente opção para que a festa seja organizada com foco nos detalhes e cause impacto positivo nos colaboradores.

 

3. Crie experiências interativas e que estimulem o trabalho em equipe

Uma dica para o gestor que quer fugir das festas e fazer uma confraternização da empresa inovadora e diferente é criar experiências interativas e que estimulem o trabalho em equipe.

As experiências gastronômicas são bons exemplos disso. A comida une as pessoas, então por que não levar seus colaboradores para passar um dia de chef! 

Escolas de gastronomia geralmente alugam seus espaços para festas de confraternização. Desta forma, cada equipe poderá ter “sua própria cozinha” para ter aulas de culinária ou poder viver um momento de chef e mostrar a todos seus dotes culinários.

Contratar um chef conhecido para dar as aulas e passar o dia com os colaboradores também é uma excelente opção para que sintam que estão aprendendo dicas e truques dos melhores nomes da gastronomia.

Depois de todos os pratos prontos é só se unirem e celebrar!

 

4. Cerimônia de premiação

Para os mais tradicionais, que tal fazer uma cerimônia de premiação dos melhores colaboradores da empresa, como um Oscar corporativo?

Para que essa ideia seja colocada em prática, é preciso muito organização. Crie categorias de premiação: colaborador do ano em cada departamento, melhor estrategista, melhor entrega de resultados, entre outros, e faça uma votação dos indicados ao menos três meses antes da data da festa.

Crie uma atmosfera de suspense em relação aos vencedores e, no dia, crie um evento de gala, com homenagens, apresentações e a entrega dos prêmios, com um after-party recheado de boa comida e muita diversão.

Certamente, será uma noite inesquecível a todos e que promoverá um empenho maior focando as premiações do próximo ano.

 

Há diversas opções de confraternização da empresa que trazem bons resultados no engajamento dos colaboradores. Escolha a que mais se adapta às suas necessidades e aposte na sua criatividade!